A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/09/2011 08:23

Crematório municipal deve ser tema de audiência pública na Câmara

Fabiano Arruda

A Câmara Municipal de Campo Grande deve realizar audiência pública para debater a questão dos serviços funerários e a implantação de um crematório municipal.

A informação é do o coordenador de meio ambiente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho.

Segundo ele, o debate precisa ser feito uma vez que em 2012 termina a concessão municipal e deve ser realizada nova licitação. “É preciso um marco regulatório para o setor, que passa pela Agência Municipal de Regulação, e pelo controle social. Ou então a sociedade fica refém da máfia da catacumba”, disparou.

Conforme Borralho entre as principais justificativas para implantação do crematório estão os altos custos dos planos privados e manutenção dos jazigos.

“Temos agora até a categoria do ‘despejado da catacumba’, tendo em vista que os restos mortais podem ser retirados caso a família não pague a mensalidade após cinco anos. O fato é que a privatização dos serviços públicos chegou tal ponto que nem a morte livra o sujeito do despejo”, comenta.

Reivindicação principalmente dos aposentados, a instalação de um crematório na cidade é discutida desde 2009. Em abril deste ano, o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos reforçou a mobilização com reunião na Câmara Municipal.

Crematório pede licença à prefeitura para se instalar na avenida Tamandaré
O cremátório de Campo Grande pediu licença ambiental prévia à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Urbano) para se insta...
Entidades participam de reunião na Câmara para discutir criação de crematório
Nesta quinta-feira (28), a partir das 14h, representantes do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) e Sindnapi (Sindicato...
Entidades irão propor criação de crematório municipal aos vereadores da Capital
Representes do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) irão solicitar ao Conselho Municipal de Meio Ambiente um parecer sob...
Idosos defendem criação de crematório municipal
Membros do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em Campo Grande, começam uma mobilização para garantir um crematório municipal em Campo ...


AINDA SONHO COM O DIA EM TODAS AS PESSOAS, APÓS SUA MORTE TENHAM SEUS ÓRGÃOS E TECIDOS DOADOS. Dai sim, "o que sobra" vai para cremação. Respeito crenças e costumes, mas considero um desperdício, sofrimento e gastos desnecessários a manutenção de cemitérios. Nem mesmo esses mais modernos e bonitos deveriam existir. É espaço mal aproveitado.
 
Fernando Silva em 05/09/2011 12:50:08
Convivo com fumaça de cigarro, quando passo nas praças de Campo Grande sou fumante passiva de maconha, ou quando vou a um show.
Com toda certeza conseguiremos conviver com as fumaças dos restos mortais.
Se em vida optar em ser cremada, em muito essa aprovação irá me beneficiar.
Tenho uma filha que desde os 16 anos paga impostos, e o desejo dela e ser cremada, em vida ela paga para que o seu imposto possa favoresse-la em morte. Já me autorizou a doar tudo que for possível e o que não for ela não deseja que os micróbios coma.
As aposentadorias que alguns políticos tem direito após quatro mandato em nada nos favorecem, e disso ninguém fala.
 
Maria Madalena Alves em 05/09/2011 02:50:45
Para pensar na hora do voto, longe de toda controversa religiosa sobre o tema, é necessário levar em consideração que o vivo merece mais atenção para que se permaneça vivo, ou seja, saneamento público inclui também cuidar do subsolo, cuidar da qualidade da terra, cuidar dos aquíferos evitando sua contamição por vários agentes agressores à saúde e a vida. Também há que se resguardar o ar que respiramos contra estes mesmos agentes, provendo adequada filtragem dos fumos emanados pela cremação (leia-se queima) de cadáveres. Evoluir é isso, uma idéia sensata que em muito vai beneficiar os vivos.
 
CLÁUDIO MOREIRA em 05/09/2011 01:43:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions