ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Entidades irão propor criação de crematório municipal aos vereadores da Capital

Paula Vitorino | 21/04/2011 14:19

Representes do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) irão solicitar ao Conselho Municipal de Meio Ambiente um parecer sobre a criação de Crematório Municipal em Campo Grande. O objetivo das entidades é encaminhar a proposta aos vereadores da Câmara Municipal. A decisão foi tomada após reunião na tarde de ontem, na sede do Cedampo.

O debate sobre a criação do crematório público teve início após reclamações recebidas pelo Sindinapi-MS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) que denunciavam os preços altos cobrados pelos planos de serviços funerários.

Para o presidente do sindicato, Jânio Macedo, os preços altos “sugam” grande parte do salário dos aposentados.

“Hoje, um enterro particular não fica por menos de R$ 4.800 mil para quem não tem plano. Como não existe um crematório público, os familiares têm que arcar com os custos ou ver seus entes queridos serem enterrados como indigentes”, afirma.

Ele ainda defende que a implantação do crematório seria uma alternativa para melhorar as condições de pagamento oferecidas. “Não existe concorrência, então os preços são fixados nas alturas, dessa forma o cidadão é explorado até na hora da morte”.

O Cedampo também afirma que a proposta do crematório tem carater ambiental, cultural e não só econômico.

“A cremação envolve também o aspecto cultural, pois embora seja uma prática legalizada e aceita na maioria dos países, ainda é preciso estabelecer um novo paradigma sobre o assunto, uma vez que envolve também aspectos de tradição religiosa que precisam ser respeitados”, afirma Haroldo Borralho.

Animais - Ainda durante a reunião, as entidades também levantaram a possibilidade de criar um crematório para animais. A proposta tem o objetivo de oferecer aos animais de estimação um destino adequado, o que também seria importante para o saneamento público.

De acordo com o Cedampo, as entidades de proteção aos animais serão procuradas para discutir o assunto e, então, elaborar uma proposta para o projeto.

Nos siga no Google Notícias