ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Criminoso estaria usando "fake" no Facebook para seduzir policiais

Luana Rodrigues | 05/09/2016 11:05
Publicação foi feita em página destinada a policiais. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Publicação foi feita em página destinada a policiais. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Informação que circula pelas redes sociais tem deixado em alerta policiais de Mato Grosso do Sul. Um criminoso teria criado um perfil falso no Facebook, em nome de Josiane S. Soares. O objetivo da fraude era seduzir agentes da lei e, assim, conseguir informações para atentar contra a vida deles.

O dono do perfil “fake” seria Renato de Barros Duarte, preso na sexta-feira (2), pela Derf (Delegacia Especializada na Repressão de Roubos e Furtos), por porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, já que estava com uma pistola argentina, calibre 9 milímetros, e mais 33 munições.

Ele também tinha um mandado de prisão em aberto e foi preso na casa onde morava, na Vila Cidade Morena.

A informação que circula pelas redes é que, juntamente com a arma, havia sido apreendida uma lista com sete nomes e endereços de policiais. No entanto, a autoridade que lavrou o auto de prisão em flagrante de Renato, delegado Reginaldo Salomão, nega esta informação: “Não há nenhuma lista, nem investigação oficial neste sentido, não sei de onde tiraram essa informação”, disse a autoridade.

Ao contrário do que afirma o delegado, uma página do Facebook destinada a policiais, afirma que, “a Polícia está levantando se o indivíduo é membro de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Muito provavelmente, a facção criminosa atentaria contra a vida dos companheiros”, escreveu.

Além do comunicado, o gerenciador da página ainda faz um alerta aos companheiros. “Não trabalhem sem colete balístico. Muita atenção antes de entrar e sair de casa. Em locais públicos, fiquem sempre alerta”.

Nos comentários da postagem, simpatizantes da página condenam policiais que são “amigos” do perfil. “Aí você vai olha o face e ver os amigos do face falso e ver q realmente existe vários face de policial e alguns ainda com fotos de trabalho família, alguns não estão prezando por sua vida, pois da pra ver tudo”, escreveu uma internauta.

Fake ou não? - O Campo Grande News enviou uma mensagem ao perfil de Josiane S Soares, no entanto, ela não foi respondida, tampouco visualizada.

Em uma análise superficial, o perfil parece ser de uma pessoa real, há 328 amigos cadastrados e postagens freqüentes, a última feita no dia 20 de agosto. No entanto, na página não está permitida a visualização de fotos da mulher, além daquelas que aparecem na capa, sendo que uma das imagens é da internet.

Outra informação pertinente é que entre os amigos adicionados ao perfil, há dezenas de policiais militares e civis cadastrados.

Velho conhecido – Renato de Barros Duarte, apontado como autor do perfil falso, tem longa ficha criminal. Segundo a Polícia Civil, ele tem nove passagens desde a adolescência.

Uma das passagens de Renato é por homicídio qualificado, as outras incluem tráfico de drogas, ameaça, posse ou porte de arma de fogo e evasão de presídio.

Nos siga no Google Notícias