ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Curso de Direito da UCDB completa 50 anos e comemora com dia de eventos

Nyelder Rodrigues | 09/08/2016 21:15

O curso de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) completa neste ano 50 anos de atividade - iniciados ainda na antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso) - e, para comemorar a data, vai realizar um dia cheio de eventos na quinta-feira (11), que também se comemora o Dia do Advogado.

Responsável por formas diversos juristas no Estado neste período, muitos deles se tornando desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos e renomados advogados, o curso abre logo cedo as atividades na quinta.

Às 7h30, nas quadras cobertas da UCDB, campus da avenida Tamandaré, serão homenageadas 50 personalidades, incluindo egressos, professores, ex-diretores e salesianos que fizeram parte da construção e consolidação da graduação nessas cinco décadas. Ainda estão programadas palestras e um juri simulado com a participação de docentes da Católica.

"O curso é uma referência para o Estado. Foi o primeiro a ser criado no sul do então Mato Grosso e é o maior em número de acadêmicos e professores. Foram gerações e gerações de profissionais do Direito que se formaram e hoje exercem diferentes funções em nossa sociedade", avalia o reitor de UCDB, padre Ricardo Carlos.

A atual coordenadora do curso é a professora Elaine Cler. "Além da própria tradição da UCDB, destaco como diferenciais da graduação a qualidade do ensino, do corpo docente, os estágios proporcionados aos acadêmicos e as pesquisas”, enumera a docente. O curso hoje, realizado em 10 semestres, conta com 2,8 mil acadêmicos e 60 professores.

Homenagens e palestras - Entre os homenageados, estão como o ex-reitor padre José Marinoni, professores Abraão Razuk, Atayde Nery, Félix Balaniuc, e egressos como Arthur Altounian, Nery Azambuja, Tânia Garcia de Freitas Borges e Carlos Eduardo Contar, além de represenantes dos atuais docentes e dos discentes.

Após as homenagens, acontecerá uma palestra com Cássio Scarpinella Bueno, autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil, disciplina da qual é professor na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ainda na quinta-feira, às 19h, acontece o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividem-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. Para abrir os trabalhos, o grupo teatral Tragédia Anunciada fará a encenação do crime.

Já na sexta-feira (12), às 19h, no anfiteatro do Bloco C da UCDB, o juiz federal Odilon de Oliveira ministrará uma palestra sobre "Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal", encerrando a comemoração desta semana.

Nos siga no Google Notícias