A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/08/2016 21:15

Curso de Direito da UCDB completa 50 anos e comemora com dia de eventos

Nyelder Rodrigues

O curso de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) completa neste ano 50 anos de atividade - iniciados ainda na antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso) - e, para comemorar a data, vai realizar um dia cheio de eventos na quinta-feira (11), que também se comemora o Dia do Advogado.

Responsável por formas diversos juristas no Estado neste período, muitos deles se tornando desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos e renomados advogados, o curso abre logo cedo as atividades na quinta.

Às 7h30, nas quadras cobertas da UCDB, campus da avenida Tamandaré, serão homenageadas 50 personalidades, incluindo egressos, professores, ex-diretores e salesianos que fizeram parte da construção e consolidação da graduação nessas cinco décadas. Ainda estão programadas palestras e um juri simulado com a participação de docentes da Católica.

"O curso é uma referência para o Estado. Foi o primeiro a ser criado no sul do então Mato Grosso e é o maior em número de acadêmicos e professores. Foram gerações e gerações de profissionais do Direito que se formaram e hoje exercem diferentes funções em nossa sociedade", avalia o reitor de UCDB, padre Ricardo Carlos.

A atual coordenadora do curso é a professora Elaine Cler. "Além da própria tradição da UCDB, destaco como diferenciais da graduação a qualidade do ensino, do corpo docente, os estágios proporcionados aos acadêmicos e as pesquisas”, enumera a docente. O curso hoje, realizado em 10 semestres, conta com 2,8 mil acadêmicos e 60 professores.

Homenagens e palestras - Entre os homenageados, estão como o ex-reitor padre José Marinoni, professores Abraão Razuk, Atayde Nery, Félix Balaniuc, e egressos como Arthur Altounian, Nery Azambuja, Tânia Garcia de Freitas Borges e Carlos Eduardo Contar, além de represenantes dos atuais docentes e dos discentes.

Após as homenagens, acontecerá uma palestra com Cássio Scarpinella Bueno, autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil, disciplina da qual é professor na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ainda na quinta-feira, às 19h, acontece o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividem-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. Para abrir os trabalhos, o grupo teatral Tragédia Anunciada fará a encenação do crime.

Já na sexta-feira (12), às 19h, no anfiteatro do Bloco C da UCDB, o juiz federal Odilon de Oliveira ministrará uma palestra sobre "Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal", encerrando a comemoração desta semana.

Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions