ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Curso prepara metade do efetivo da guarda para usar armamento letal

Mais 150 servidores serão formados para função; atualmente, 423 estão capacitados

Liniker Ribeiro | 04/04/2019 14:39
Colete da Guarda Municipal ao lado de armamentos letais (Foto: Divulgação/PMCG)
Colete da Guarda Municipal ao lado de armamentos letais (Foto: Divulgação/PMCG)

Outros 150 guardas civis municipais da Capital serão capacitados para utilização de armamentos letais. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4), pela prefeitura, que divulgou edital de seleção interna na edição do Diogrande (Diário Oficial). Somados aos 423 servidores que já são aptos para a função, metade do efetivo da cidade estará capacitada.

A formação será realizada por meio da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2019. Para participar da seleção, o candidato deve ocupar um cargo na Guarda Civil Municipal da Capital há pelo menos 3 anos, ter ensino médio completo (ou superior devidamente registrado).

A comprovação devem ser feita por meio de documento (diploma) expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou declaração de conclusão do curso, assinado por autoridade competente, com o Histórico Escolar. O servidor também não pode ter sido condenado por um crime, nem mesmo ter seu nome listado em certidão criminal positiva.

O curso será realizado em parceria com a Polícia Federal e integrantes das demais forças de segurança pública. A carga horária é de 250 horas, sendo que 190 serão de aulas teóricas e 60h de prática de tiro. Cada aluno efetuará 320 disparos de revólver calibre 38.

Já no teórico serão abordados temas de Direito Administrativo, Direito Penal, Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos servidores da Guarda Civil Municipal.

“Essa capacitação é para a sociedade campo-grandense, para que se possa somar às demais forças de segurança que atuam na nossa Capital”, explica o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

As inscrições para o processo seletivo serão entregues, exclusivamente, na Divisão de Ensino e Desenvolvimento da Guarda Civil Municipal de Campo Grande, localizado na Rua Usi Tomi, 567, Carandá Bosque I. Interessados terão entre os dias 4 e 26 de abril de 2019 para realizar o procedimento, sempre das 08h às 11 e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados. Para mais informações basta acessar o edital. (http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande).

Nos siga no Google Notícias