ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Defensoria atende população do Dom Antônio todas as quartas-feiras

Natalia Yahn | 20/02/2016 10:31
O defensor público e coordenador da ação, Paulo Henrique Paixão, durante atendimento. (Foto: Divulgação / Defensoria Pública)
O defensor público e coordenador da ação, Paulo Henrique Paixão, durante atendimento. (Foto: Divulgação / Defensoria Pública)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul vai atender todas as quartas-feiras, os moradores do bairro Dom Antônio Barbosa, que tem o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre os bairros de Campo Grande. O atendimento jurídico teve início no dia 17 de fevereiro, em parceria com a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) por intermédio do projeto Rede Solidária.

A vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, acredita que a ação é importante e contribui para levar cidadania às pessoas que estão numa situação de vulnerabilidade. “Nessa semana tivemos 13 atendimentos que resultaram em várias solicitações e, esse foi o primeiro passo para soluções jurídicas. São ações simples que têm o objetivo de facilitar a vida dessas pessoas nos mais diversos serviços disponíveis pelo poder público e muitas vezes desconhecidos da população carente”.

Os atendimentos realizados pela Defensoria Pública serão todas as quartas-feiras no período matutino, na sede da Rede Solidária, unidade Ruth Cardoso. O objetivo é oferecer à comunidade que vive mais distante do centro de Campo Grande serviços de orientação jurídica em diversas áreas, como cível, fazenda pública, família e criminal.

“O local abriga famílias hipossuficientes, onde muitos estão desprovidos até de uma certidão de nascimento. As pessoas não têm condições de se dirigirem a defensoria pública para ter esse atendimento”, disse o defensor-geral do Estado, Luciano Montalli.

Rede Solidária – Abrigado em local estratégico, em que a população mais sofre com a vulnerabilidade social e violência na capital sul-mato-grossense, o projeto do Governo do Estado criado pela Sedhast, trouxe novas perspectivas às famílias que residem na região do bairro Dom Antônio Barbosa.

O projeto é executado em parceria com empresas privadas, entidades sociais e voluntários, e atende crianças acima de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos que estejam em risco social. Dentro de núcleos em diversas áreas, o projeto proporciona valorização do ser humano e direciona os qualificados ao mercado de trabalho. Para as crianças serão oferecidas aulas no contraturno escolar, ocupando o tempo ocioso e evitando que fiquem nas ruas correndo riscos.

Família beneficiárias do Programa Vale Renda são o principal público-alvo do Rede Solidária. Na capital são 17 mil famílias atendidas. A meta é alicerçar e capacitar essas famílias para que tenham autonomia econômica e assim não dependam de programas sociais.

Nos siga no Google Notícias