A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

03/11/2011 11:01

Prefeito deve decretar nova situação de emergência no Nova Lima

Paula Vitorino e Wendell Reis

Medida tem o objetivo de agilizar liberação de recurso do governo federal

Moradores ficaram assustados com tamanho do buraco, que tomou conta rua e está próximo as casas. (Foto: Simão Nogueira)Moradores ficaram assustados com tamanho do buraco, que tomou conta rua e está próximo as casas. (Foto: Simão Nogueira)

O “buracão” do bairro Nova Lima deve ter novamente a situação de emergência decretada pela Prefeitura. A medida tem o objetivo de agilizar a liberação dos recursos do Governo Federal. O município aguarda o repasse de R$ 5 milhões desde março deste ano, quando foi decretada situação de emergência em razão da cratera.

Em maio, a Prefeitura Municipal realizou obras emergências no local com o objetivo de conter a erosão enquanto aguardava o recurso federal para a solução definitiva do problema.

O buraco foi aterrado com mais de 465 caminhões de terra e o local recebeu a instalação da tubulação de drenagem.

Na época, os moradores diziam que as obras seriam levadas pela primeira chuva forte, e foi o que aconteceu. No último fim de semana, as chuvas abriram novamente o buraco, que tomou aproximadamente 25 metros da rua Marquês de Herval – corredor do Nova Lima - e atingiu 18 metros de profundidade.

Risco - A erosão avança a cada dia e a Prefeitura anunciou novas obras emergências no local para conter a erosão.

O coordenador de Operações da Defesa Civil garante que a voçoroca não oferece riscos às casas ao redor, pelo menos por enquanto. Segundo ele, as 12 casas em torno estão sendo monitoradas durante 24h, mas os moradores não correm risco porque o buraco está a 60 metros.

“Até o momento não existe necessidade de evacuação, mas se houver o risco as famílias deverão procurar casas de amigos e familiares. Em último caso, serão aberto abrigos”, diz.



Eu acho um absurdo essa demora de repassar a verba. Nós entendemos que a Prefeitura não dispõe desse dinheiro, mas onde estão nossos deputados federais? Onde estão nossos senadores? O que essas pessoas fazem em Brasília? É preciso cobrar da bancada federal a articulação para liberação de recursos, o que está acontecendo é um absurdo. E a prefeitura mais uma vez de mãos atadas...
 
Roberto Mangueira em 03/11/2011 02:59:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions