ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Defesa resgata episódio de junho em HC para tentar liberar guardas

Afirmação é de que filhos de ex-guarda civil que é personagem importante foram "torturados"

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 31/10/2019 17:41
HC tenta colocar em liberdade os guardas Igor, Alcinei, Rafael e Eronaldo. (Foto: Arquivo)
HC tenta colocar em liberdade os guardas Igor, Alcinei, Rafael e Eronaldo. (Foto: Arquivo)

A defesa dos guardas civis municipais afastados Igor Cunha de Souza, Eronaldo Vieira da Silva, Rafael Carmo Peixoto Ribeiro, Alcinei Arantes da Silva, presos desde o dia 27 de setembro, quando foi realizada a Operação Omertà, resgatou episódio de junho deste ano para pedir habeas corpus anulando as informações atribuídas a dois personagens essenciais na investigação, o ex-guarda Marcelo Rios, hoje no presídio federal de Mossoró (RN) e a esposa dele, hoje sob proteção do poder público. No HC, o advogado Márcio Souza de Almeida afirma que Rios, a mulher e os dois filhos dela foram vítimas de tortura para que ele fornecesse detalhes contra a suposta organização.

De acordo com ele, o pedido de autorização das prisões feitas na Omertá, também usado como base das denúncias, é todo baseado nesses dois personagens e, se eles foram vítimas de tortura, seria inválido. Com isso, a tentativa é de liberar os guardas.

O defensor anexa ao processo diálogo que segundo ele foi travado entre a companheira de Marcelo Rios e o guarda Rafael, por telefone, no qual ela fala que os filhos foram levados na cela do pai, e submetidos por tortura, com afirmações de que o guarda iria “morrer”. O teor é semelhante ao de uma representação de Eliane feita em junho, contra o delegado Fábio Peró, titular da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), depois da prisão de Rios, no dia 19 de maio.

À época, o policial, em entrevista ao Campo Grande News, chamou a representação de “ato de desespero”. Hoje, ele foi procurado, mas disse que o posicionamento oficial seria dado pela Corporação. Em nota, a Polícia Civil declarou que as investigações tem teor sigiloso "não cabendo revelar quaisquer fatos que possam interferir no completo esclarecimento dos fatos e identificação da respectiva autoria."

"Ademais, entendemos que o advogado da parte impetrou HC como estratégia de defesa de seus clientes e no exercício de seu mister, cujos esclarecimentos são e serão prestados sempre ao Juízo requisitante no prazo estabelecido", diz o texto. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) ainda não se manifestou.

O advogado que representava Rios à época, Alexandre Franzoloso, disse desconhecer as afirmações feitas no pedido de HC. Franzoloso é denunciado como um dos que tentou dissuadir Rios e a esposa de colaborarem com a investigação, junto com o guarda afastado Rafael Peixoto.

A esposa do guarda mudou seu depoimento ao longo das investigações. Em agosto, procurou o Gaeco e disse que foi ameaçada e teve até de mudar de casa, por determinação da organização criminosa. Segundo ela, Rios queria colaborar e foi impedido.

O processo foi distribuído no Tribunal de Justiça para o mesmo relator dos pedidos de liberdade de outros envolvidos na Omertà, Waldir Marques. Ele ainda não se manifestou sobre a solicitação.

(Matéria editada às 17h53 para acréscimo de informação)

Nos siga no Google Notícias