ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Demitidos denunciam que agentes tentaram vender gravações por R$ 2 milhões

Aline dos Santos | 09/05/2011 11:24
Agentes foram demitidos sob acusação de retirar documentos do presído federal. (Foto: Arquivo)
Agentes foram demitidos sob acusação de retirar documentos do presído federal. (Foto: Arquivo)

Os quatro agentes demitidos sob acusação de retirar documentos de dentro do presídio federal de Campo Grande denunciam que outros dois servidores tentaram vender gravações – contendo cenas de visitas íntimas de presos - por R$ 2 milhões para a revista Veja.

Os ex-agentes afirmam que os mentores da ideia e interessados em vender os documentos e imagens eram Alexander dos Santos e Cláudio Cisne Cid, filho da presidente do TRF 2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), Maria Helena Cisne Cid. A nota é assinada por Yuri Mattos Carvalho, Ivanilton Morais Mota, Waldemir Ribeiro Albuquerque e José Francisco de Matos.

A demissão dos agentes penitenciários foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira. Na mesma data, o Ministério da Justiça determinou o arquivamento do processo disciplinar contra o agente penitenciário Alexander dos Santos. Cláudio Cisne Cid é vice-presidente do Sinapf/MS (Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais).

De acordo com os denunciantes, os dois agiram a mando do então diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Arcelino Vieira Damasceno.

A nota também traz denúncias contra o juiz federal Odilon de Oliveira, que foi corregedor do presídio.

Conforme os ex-agentes, o procurador da República Ramiro Rockembach foi informado de que o preso José Reinaldo Girotti denunciou Odilon de Oliveira por ter extorquido 1 milhão (não se sabe se em real ou dólar) para não atrapalhar a extradição do traficante Juan Carlos Abadia.

“O procurador Rockembach preferiu não tomar nenhuma providência para não prejudicar o juiz Odilon de Oliveira, nem mesmo quis a carta deixada por Girotti”.

Esquema voyeur – Na Carta Aberta à População, os ex-agentes relatam o que seria o passo a passo das gravações, incluindo imagens de visitas íntimas dos presos Fernandinho Beira-Mar e Abadia. Em 5 de setembro de 2007, o magistrado teria determinado que os dois presos tivessem conversas com advogados e visitantes monitoradas, incluindo as celas íntimas.

Conforme os denunciantes, o coordenador-geral de inteligência Ângelo Oliveira Salignac determinou ao agente Alexandre Hall de Barros que instalasse, com aprovação do diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Salles Damázio, os equipamentos de monitoramento e gravação nas celas íntimas.

Porém, em razão do mau uso dos equipamentos, que captavam os presos mantendo relação sexual, em outubro de 2007 a direção nacional chamou a atenção do ex-diretor da penitenciária, Severino Moreira da Silva. A ordem é que só seria permitido gravação com autorização judicial.

No dia seguinte, Salignac teria verificado que não conseguiu controlar o monitoramento dos presos, pois o sistema tinha sido corrompido.

Poder paralelo - No dia 16 de outubro, as câmeras foram retiradas. Mas em fevereiro de 2008, o sistema de informática teria sido sabotado para que imagens e documentos pudessem ser acessados via internet.

Outras câmeras de vídeo, desta vez particulares, teriam sido instaladas para monitorar a visita íntima dos presos. Com a retirada do programa antivírus do Ministério da Justiça, foi possível a transmissão online de dentro da penitenciária.

O ex-agentes afirmam que denunciaram o sistema de gravação paralelo à direção do presídio e à Procuradoria da República. Mas os órgãos não demonstraram interesse em apurar.

Artilharia - E seguem no ataque. “Para evitar que fossem conhecidos os usuários foi desligado o relatório de ‘LOG’ dos computadores e falseados os dados de perícia pelos peritos criminais Wanderson de Carmo Maia e Reinaldo Augusto Macedo Nascimento. Enquanto isso os delegados de Polícia Federal Eduardo Alves Queiroz e posteriormente Mario Paulo Machado Lemes Botta Nomoto desviaram o objetivo da investigação no IPL 526/2008 para evitar que autoridades importantes e ocupantes de funções no comando do Depen, do Poder Judiciário e do Ministério Público viessem a ser comprometidas”.

Há tempos - Há 3 anos, o Campo Grande News divulgou com exclusividade as denúncias dos agentes penitenciários.

Em dezembro de 2008, vídeos foram apreendidos em casas de agentes. Os servidores fizeram a denúncia porque consideravam não haver justificativa oficial para a gravação realizada em ambiente não permitido pela legislação brasileira.

De início, o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) negou a existência de qualquer gravação, alegando que os agentes criaram o fato para tentar barganhar reajuste salarial. Depois, o órgão teve de confirmar que escutas foram feitas, mas a pedido do Ministério Público Federal.

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) denunciou o assunto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Os dois órgãos arquivaram os pedidos de providências. Os agentes federais respondem a processo na justiça federal, o procedimento está sob sigilo.

Nos siga no Google Notícias