ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Depois de 4h30, manifestantes liberam pista, mas só por 10 minutos

Moradores fecharam anel viário depois que a Energisa cortou a energia elétrica irregular em comunidade do Jardim Centro-Oeste

Gabriel Neris e Clayton Neves | 11/07/2019 18:10
Trânsito foi liberado parcialmente na BR-163 (Foto: Clayton Neves)
Trânsito foi liberado parcialmente na BR-163 (Foto: Clayton Neves)

Depois de 4 horas e 30 minutos, os manifestantes que bloqueiam o anel viário, em Campo Grande, liberaram o tráfego de veículos de apenas uma das pistas por volta das 17h30 desta quinta-feira (11). Parte da barricada, formada por galhos, pneus e cones, foi desmontada duas depois da chegada dos defensores públicos, que participam da negociação.

O protesto é formado por moradores do Jardim Centro-Oeste, que ocupam o terreno da Homex, e que tiveram a energia elétrica irregular cortada nesta manhã. O trânsito está sendo liberado em sistema de pare e siga a cada 10 minutos. O primeiro trecho liberado foi o da BR-163 sentido Campo Grande (assista abaixo).

Durante o protesto, os defensores públicos Homero Lupo Medeiros e Claudia Bossay Fassa tentaram convencer os moradores, que pediam a presença de algum representante da prefeitura. Porém, os defensores disseram que o Executivo nada pode fazer nesse caso e que a primeira medida a ser tomada será entrar com ação civil pública amanhã solicitando a religação da energia elétrica considerando que há crianças e idosos no local.

Os moradores dizem que vão acampar no local, mas o protesto começa a enfraquecer nesse início de noite. O protesto começou com cerca de 550 pessoas. Os representantes dizem que após os 10 minutos de pare e siga, o tráfego será bloqueado por duas horas, e que a partir de 6h de sexta-feira será haverá novo bloqueio total. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado. 

Em nota, a Energisa informou que a ação de combate ao furto “foi estruturada para garantir a segurança das 1.200 famílias que realizaram intervenções irregulares na rede elétrica. A ligação clandestina de energia oferece riscos à população, pois sobrecarrega a rede podendo ocasionar acidentes com mortes, incêndios, choques elétricos e curto-circuito. Conforme a Resolução 414 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as distribuidoras de energia só podem regularizar o fornecimento de energia em áreas invadidas com a autorização do poder público concedente”.

Nos siga no Google Notícias