Depois de proibir visitas, Santa Casa suspende atendimentos em ambulatório
Diante do avanço da epidemia do novo vírus no Brasil e da confirmação de casos em MS, Santa Casa restringiu circulação de pessoas

Depois de restringir a circulação de pessoas e proibir a entrada de visitantes nas áreas verde e vermelha do pronto-socorro SUS e do Protomed, a Santa Casa de Campo Grande tomou mais uma medida drástica na tentativa de conter a transmissão do novo coronavírus dentro da unidade. A partir de hoje (17), novos pacientes não serão recebidos no ambulatório para consultas ou outros atendimentos. Quem já estava sendo acompanhado, deve retornar para os procedimentos agendados.
“O Ministério Público Estadual já está sendo informado oficialmente desta medida”, informou o hospital por nota. A decisão é das diretorias técnica, clínica e Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus.
A Santa Casa lembra ainda que não está entre as unidades referência da Prefeitura de Campo Grande, responsável pela regulação de pacientes do Sistema Único de Saúde na Capital, para atendimento aos casos suspeitos da Covid-19 (nome da doença).
Acesso limitado – Diante do avanço da epidemia do novo coronavírus no Brasil e da confirmação de casos em Mato Grosso do Sul, a Santa Casa suspendeu ontem os estágios, cursos e do internato de Medicina, realizados na instituição por meio da Escola de Saúde. “Os alunos e os voluntários que diariamente circulam pelo hospital estão sendo orientados a se afastarem das atividades até que seja dada nova determinação pelas autoridades em saúde”. Foram canceladas ainda as visitas ampliadas (de grupos) e religiosas.
A presença de acompanhantes e visitantes também foi limitada. A partir de agora, pacientes da enfermaria adulto e pediátrica, da maternidade, do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) Neonatal e do pronto-socorro para maiores de 18 anos e infantil terão direito a no máximo dois acompanhantes e a troca de “turnos” será feita em dois horários, das 6h às 6h30 e das 20h às 20h30.
Quem estiver sendo tratado em isolamento no maior hospital do Estado não terá suporte de familiar. Só pacientes sem companhia terão direito a visitas, de somente uma pessoa por dia por 30 minutos. Os horários são pré-definidos e variam. Veja:
CTI adulto – das 10h às 10h30
Pronto-socorro (área amarela) – das 13h30 às 14h
Enfermaria adulto e maternidade
1º e 5º andares/Unidade de Trauma – das 11h30 às 12h
2º e 4º andares – das 13h às 13h30
3º andar e subsolo 1 – das 15h às 15h30