ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Detentas do semiaberto da Capital ganham espaços para cursos profissionalizantes

Flávia Lima | 21/06/2015 11:35
Salas equipadas com material de corte e costura começam a funcionar esta semana. (Foto:Divulgação)
Salas equipadas com material de corte e costura começam a funcionar esta semana. (Foto:Divulgação)

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência às Albergadas da Capital ganharam novas salas destinadas a oficinas de trabalho e cursos profissionalizantes. Com recursos disponibilizados pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande, que somam R$ 42 mil, foram construídos 84 metros quadrados, divididos em uma oficina de trabalho e uma sala multifuncional para ações educativas.

Para a promotora de Justiça Jískia Trentin, uma das idealizadoras da construção desses novos espaços, a efetivação do projeto demonstra a importância de realizar parcerias entre órgãos para que os projetos saiam do papel.

A agência penitenciária e o Conselho da Comunidade também lançaram esta semana o projeto “Alinhavando Sonhos’, através do qual dez reeducandas serão capacitadas em cursos de corte e costura. As sete máquinas que serão utilizadas foram adquiridas pelo Conselho, com investimento de R$ 27 mil. Conforme o projeto, a oficina, iniciada no Estabelecimento Penal da Capital, será itinerante, devendo capacitar internos de outras unidades prisionais de Campo Grande.

A capacitação será ministrada pela ex-interna da unidade prisional Lázara Martins dos Santos, que possui curso superior na área de moda e é empresária no ramo da costura, conquistas efetivadas quando ainda estava no presídio.

Para a diretora do presídio, Rita Luciana Domingues, oferecer espaços adequados para o desenvolvimento de trabalhos e de cursos profissionalizantes contribui para a disciplina e reinserção social das custodiadas. “Necessitávamos de um espaço mais adequado, e graças a essa importante ajuda do Conselho, isso se tornou possível”, agradeceu.

O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, destacou que, apesar das grandes demandas que o Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul possui, muitas ações vêm sendo desenvolvidas devido ao trabalho dos diretores e e apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade.

Nos siga no Google Notícias