ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dia D de vacinação contra polio terá 82 pontos de imunização na Capital

Flávia Lima | 14/08/2015 11:25
Vacinação será aberta neste sábado e prossegue até dia 31. (Foto:Divulgação)
Vacinação será aberta neste sábado e prossegue até dia 31. (Foto:Divulgação)

Pais de crianças com idade entre seis meses e cinco anos terão na Capital, 82 pontos disponíveis para levar os filhos neste sábado (15) para tomar a dose da vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Batizado de dia D da vacinação, a campanha, de abrangência nacional, termina no dia 31 de agosto.

Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) fechou parceria com as redes de supermercado Comper, Atacadão, Extra, além dos shoppings Campo Grande, Norte Sul Plaza, Pátio Central e Bosque dos Ipês, para também imunizar as crianças neste sábado.

No entanto a assessoria da Sesau reforça que essas unidades volantes funcionarão apenas neste sábado, na abertura da campanha. A partir de domingo, apenas as 63 unidades de saúde da rede municipal irão disponibilizar as doses.

O Dia D da vacinação terá abertura na UBS MAPE, na Rua Manoel Padial s/n, Bairro Maria Aparecida Pedrossian. Ao todo 54.387 crianças da Capital compõem essa faixa etária e a intenção é imunizar 95% dessas crianças, como preconiza o Ministério da Saúde.

Já para a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, que também acontece paralela a da Poliomielite, o público alvo é de 61.234 crianças menores de cinco anos de idade, que deverão ter avaliados a sua situação vacinal, para que de forma seletiva atualizem a caderneta de vacinação.

De acordo com a gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka, o objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

Não há previsão de ampliação do prazo da campanha, por isso Cássia aconselha os pais a ficarem atentos ao cronograma, principalmente se a criança estiver com a carteira desatualizada.

O dia D vai mobilizar 600 funcionários nos 82 postos que estarão funcionando até às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Regionais e Unidades de Pronto Atendimento. Já nos shoppings, a vacinação obedece o horário de funcionamento desses locais, que abrem às 10 e fecham às 22 horas.

Nos siga no Google Notícias