ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vacinação contra a pólio deve chegar a 179 mil crianças em MS

Thiago de Souza | 11/08/2015 20:04

A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite começa no próximo dia 15, e vai até 31 de agosto. 12 milhões de crianças, entre seis meses e cinco anos incompletos, estão dentro da meta do governo. O número representa 95% do público alvo, que chega a 12,7 milhões de crianças. 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) estarão envolvidos na ação.

Em Mato Grosso do Sul, a meta é vacinar 95% das 179,2 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu 224,1 mil doses ao estado.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos.

De acordo com o Ministério, mais de 100 mil postos estarão abertos em todo o Brasil, neste sábado. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

POLIOMIELITE - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Os casos registrados na Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Siria, Etiopia foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

Nos siga no Google Notícias