A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

20/03/2012 08:40

Do centro à periferia, moradores reclamam de esgoto a céu aberto

Viviane Oliveira

Em regiões tão distintas quanto o Parque dos Poderes e o bairro Tiradentes, esgoto que transborda incomoda moradores

Esgoto que provoca mau cheiro na avenida do Poeta no Parque dos Poderes. (Fotos: Viviane Oliveira)Esgoto que provoca mau cheiro na avenida do Poeta no Parque dos Poderes. (Fotos: Viviane Oliveira)

Quem mora ou trabalha na avenida do Poeta, próximo a lombada eletrônica, na região do Parque dos Poderes em Campo Grande, reclama do mau cheiro de um esgoto que diariamente vaza e chega a inundar calçadas e ruas no local.

Vizinho do local, o gerente de um posto de combustíveis, Stevan Antônio de Lima, 35 anos, conta que o problema existe há um ano, desde quando a Águas Guariroba fez a rede de esgoto. “Na parte da manhã e no final da tarde é impossível passar por aqui com o vidro do carro aberto. O mau cheiro é insuportável”, afirma.

De acordo com o morador, a tubulação de esgoto não suporta o grande volume de água que vem do bairro Noroeste. “Na hora de passar por aqui a tubulação não comporta a grande quantidade de água e transborda”, disse.

Sem ter a opção de fechar o vidro para passar na avenida, Maria Aparecida de Oliveira, 36 anos, que vai trabalhar todos os dias de bicicleta, disse que tem que aguentar o mau cheiro. “Aqui é uma podridão principalmente de manhã e tardizinha, o pior de tudo que não tem nem como desviar”, reclama a empregada doméstica que trabalha em um condomínio próximo.

Na San Martin o problema é ainda pior. Na tarde de ontem o esgoto transbordava alagando as ruas do bairro.Na San Martin o problema é ainda pior. Na tarde de ontem o esgoto transbordava alagando as ruas do bairro.

Longe dali, no bairro Tiradentes, o problema é o mesmo. Os moradores reclamam que há 10 anos a situação se repete. “Toda vez que chove o esgoto transborda. A concessionária vem e arruma, mas não adianta nada”, conta.

Em uma das principais avenidas, a José Nogueira Vieira, há pelo menos três bueiros com vazamentos. Na San Martin o problema é ainda pior. Na tarde de ontem o esgoto transbordou e alagou as ruas do bairro.

O fretista Ezidio Mafessoni, 62 anos, que mora na região há 16 anos, atribui o problema a duas árvores que fica no mesmo local que a tubulação. “Alguns falam que a tubulação não comporta o volume de água, para mim são as raízes dessas duas árvores que entupiram os bueiros”, explica.

Para o trabalhador, enquanto não forem removidas as duas árvores o problema vai continuar. “Quando eles construíram o sistema de esgoto as árvores estavam pequenas, hoje cresceram e a raiz se espalhou, destruindo muros, calçadas e trazendo para população risco de contaminação por conta do mau cheiro e do esgoto a céu aberto”, finaliza.

Reclamação antiga - No mês de janeiro, os moradores, que estavam passando pelo mesmo transtorno, definiram o serviço da concessionária como "qualidade zero". Muitos são praticamente obrigados a conviver com o mau cheiro em qualquer hora do dia. O risco de contaminação também causa preocupação.

Em resposta, a assessoria da Águas de Guariroba informou que uma equipe foi nos dois lugares citados pela reportagem e constatou que os bueiros não estão entupidos. A assessoria informou ainda que o problema foi causado por causa da chuva.

Por causa dos dejetos no local, segundo a concessionária, foi feita apenas a limpeza das avenidas. A empresa afirma que atende todo chamado de esgoto e procura resolver o problema o mais rápido possível.

Ezidio atribui o problema a duas árvores que fica no mesmo local que a tubulação. Ezidio atribui o problema a duas árvores que fica no mesmo local que a tubulação.


Serviço mal feito. todos sabem disso, dinheiro do povo no lixo, empresas que ganham licitações todos sabem de quem é.
 
luiz junior em 20/03/2012 12:13:30
Cade a empresa que cobra 70% de esgoto? Para jogar nas ruas de campo grande...etá dinheiro bem aplicado.
 
luiz carlos em 20/03/2012 11:04:57
Passo todos os dias neste local no bairro Tiradentes, e posso dizer que não precisa de uma chuva muito forte, para fazer com que este esgoto transborde! O pior que o curso d'agua vai em direção a Lagoa Itatiaia... Esta agua imunda passa por frente de várias residências do local! Realmente uma VERGONHA! Pedimos SOCORRO!
 
João Cidadão em 20/03/2012 09:19:32
Só tenho uma coisa a dizer: se as pessoas jogassem menos lixo nas ruas, com toda certeza esse tipo de situação reduziria, até mesmo porque, os dutos tanto de água pluvial quando de esgoto, foram projetados para canalizarem água e dejetos de esgoto, e não lixo. Povo de Campo Grande, vamos fazer nossa parte também. Eu jogo lixo no lixo, e você? Não adianta culpar o próximo, tem que fazer sua parte.
 
João Paulo da Silva em 20/03/2012 01:22:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions