ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Dois anos depois, grupo de elite para atuar em presídios pode sair do papel

Agepen promete propor em até dois meses regulamentação que enfim pode autorizar o funcionamento na prática de grupo de intervenção rápida em presídios, anunciado em julho de 2015

Rafael Ribeiro | 24/03/2017 10:48
Gerenciamento de crises em presídios de MS é feito por batalhões especializados da PM, como o Choque (Foto: Arquivo)
Gerenciamento de crises em presídios de MS é feito por batalhões especializados da PM, como o Choque (Foto: Arquivo)

Dois anos após ter sua criação anunciada oficialmente, o Girve (Grupo de Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta) poderá enfim sair do papel na prática após publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24) que cria comissão de agentes penitenciários para apresentar, em até dois meses, proposta para regulamentação da atividade à Agepen (Agência Estadual da Administração Penitenciária).


Segundo o texto do Governo de Mato Grosso do Sul, oito servidores ficarão responsáveis por apresentar projeto de decreto à Agepen para regulamentar o Girve, suas atribuições, área de atuação e método de trabalho nos serviços de escolta e vigilância externa dos presídios.

Na prática, o Girve substituirá parte do trabalho atual feito pela Polícia Militar atualmente nas detenções, desde de intervenção rápida em caso de rebeliões e conflitos até escoltas de presos e guarda das muralhas de instituições consideradas mais críticas.


“É uma tendência em todo o Brasil (esse tipo de atividade)”, disse o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Luiz Garcia Santiago.


O uso de policiais militares em serviços penitenciários é cada vez mais raro no Brasil. Em todos os estados vizinhos (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Goiás), as administrações de presídios já contam com força própria para atuação com detentos.

Sejusp anunciou até o brasão do Girve no anúncio de 2015
Sejusp anunciou até o brasão do Girve no anúncio de 2015

“A tendência é que cada vez mais a Agepen assuma as funções que lhes são correspondentes. Isso é o ideal, assim a PM é liberada para que atue na segurança pública. Mas evidente que esse planejamento é a longo prazo, para anos”, disse o secretário estadual da Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Na avaliação do Sinsap, quase 1.000 policiais militares atuam hoje em desvio de função, cumprindo atividades no sistema prisional sul-mato-grossense. A corporação conta, inclusive, com um batalhão especializado apenas em escolta e transporte de presos.

Histórico – A Agepen anunciou em julho de 2015 a criação do Girve e prometeu, na ocasião, que o grupo passaria a atuar em até seis meses. Mas problemas burocráticos impediram que os cerca de 80 agentes penitenciários que concluíram o primeiro curso prático de formação do grupo iniciassem, de fato, as atividades.

“Hoje eles atuam em um esquema conjunto com o Choque (batalhão de elite da PM). Precisamos da regulamentação, a lei (estadual) está aprovada e sancionada”, explicou Barbosa.

Na época, quando a agência ainda era presidida pelo ex-juíz Aílton Stropa, seis cidades haviam sido escolhidas para contarem com agentes e equipes de intervenção em seus presídios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Naviaraí e Corumbá.

Para Santiago, a demora e falta de prazo estabelecido para que o Girve inicie suas operações desagrada os agentes que concluíram o único treinamento específico de atuação feito e que aguardam até hoje uma definição.

“Eles (agentes) nos cobram, fazemos reuniões constantes. Essa situação só comprova o que dizemos na época, que foi uma divulgação midiática. Só deveriam anunciar a criação do grupo quando a regulamentação estivesse definida, não que abrissem o curso de treinamento”, disse o presidente sindical.

Nos siga no Google Notícias