ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

“Don Juan” estelionatário fez uma vitima em Campo Grande

Angela Kempfer e Paula Vitorino | 09/05/2011 11:29

Homem foi preso na sexta-feira, em Jaraguari

Antonio Umbelino foi apresentado hoje pela manhã, no 1º DP.
Antonio Umbelino foi apresentado hoje pela manhã, no 1º DP.

Preso na última sexta-feira por golpes que começavam em sites de relacionamentos na internet, Antonio Umbelino Pereira, de 50 anos, fez pelo menos uma vítima em Mato Grosso do Sul.

Funcionária pública, de 51 anos, que terá o nome preservado, contou à Polícia que foi atraída por ele durante conversas no site de relacionamento Par Perfeito. Após alguns meses, Umbelino combinou com a mulher de vir até Campo Grande, pois queria conhecê-la melhor e abrir uma empresa em sociedade, mas para isso ela precisava emprestar o dinheiro das passagens de avião, cerca de R$ 800.

Já na cidade, em janeiro deste ano, o acusado foi aos poucos foi conquistando a confiança da servidora e da família dela. Durante a estada em Campo Grande, ele ficou, inclusive, hospedado na casa da mãe da vítima por cerca de 8 dias.

Primeiro, o homem pediu 500 reais para documentação necessária para abrir a empresa na Capital, em sociedade com a vítima. Em troca, deu um cheque de outra pessoa, no valor de 370 reais e mais um comprovante de depósito de 4,6 mil reais. Ele simulou o depósito, indo até o banco e depositando um envelope vazio no caixa eletrônico.

Umbelino usava até o carro da irmã da namorada para tarefas da suposta empresa a ser aberta. Junto as chaves do veículo, havia as chaves do apartamento da irmã da servidora, que ele usou para furtar diversas mercadorias da residência.

Certo dia, em um jantar na casa da irmã da vítima, chamou a atenção dele olhar detalhadamente os cômodos da casa, mas sem levantar suspeitas na ocasião.

A família só começou a desconfiar de Umbelino depois que o apartamento foi furtado e na sequência ele sumiu da cidade.

O cheque repassado por ele à vítima também voltou por não ter fundos e a mulher, então, descobriu que o depósito também era falso.

A vítima só registrou o estelionato um mês depois, em fevereiro e em abril denunciou o furto.

Umbelino usava sites como Par Perfeito e o Facebook para atrair as vítimas, só em um deles tinha 3 perfis diferentes. O homem já havia sido preso pelo mesmo motivo em maio de 2010, depois de denúncia de uma fonoaudióloga, em Goiás.

Respondendo ao processo em liberdade, ele voltou a fazer vítimas. Também tem passagem pela Polícia Federal e é investigando, além de Mato Grosso do Sul, por golpes em Goiás, Ceará e no Distrito Federal.

O mandado de prisão cumprido na sexta-feira foi expedido pela comarca de Aparecida de Goiânia, por furto e receptação. Na cidade, ele teria feito a primeira vítima.

Prisão - Sem detalhar como chegou a Umbelino, a delegada do 1º DP, Daniela Kades, diz apenas que descobriram que ele estava vindo para Campo Grande e foi interceptado em ônibus no município de Jaraguari.

Ao ser preso, o homem contou que iria para Dourados, onde arrumou um emprego.

Ele nega qualquer golpe e diz que todos os produtos foram presentes dados a ele por ex-namoradas. Ele garante que teve “uma relação apaixonada” com a servidora pública, o que a mulher nega.

A vítima em Campo grande tem o perfil das outras vítimas, servidoras públicas ou médicas acima de 50 anos.

Umbelino será transferido para a Derf e depois para Aparecida de Goiânia (GO).

A delegada lembra que ele tem tatuagem no peito da Estrela de Davi, o que pode facilitar a identificação por outras vítimas. A Polícia já requisitou a retirada dos perfis dele dos sites de relacionamento.

“A vítima tem vergonha, mas deve denunciar e a identidade será preservada. Trazer uma pessoa estranha para dentro de casa é complicado. Ela vai inventar tudo que puder para conseguir o que ela quer”, recomenda a delegada.

Nos siga no Google Notícias