ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Dono de empresa investigada pela PF ameaça de morte diretor de jornal

Waldemar Gonçalves | 05/05/2017 16:19
Fabrício Freitas (de camisa azul, à esquerda) e policiais militares; PM precisou ser acionada para empresário parar com ameaças (Foto: Marcos Ermínio)
Fabrício Freitas (de camisa azul, à esquerda) e policiais militares; PM precisou ser acionada para empresário parar com ameaças (Foto: Marcos Ermínio)

O empresário Fabrício Freitas, 41 anos, dono da empresa Planeta ABC Soluções em Educação, suspeita de irregularidades em licitações investigadas na Operação Toque de Midas, da Polícia Federal, ameaçou de morte e agrediu verbalmente o diretor do Campo Grande News, Lucimar Couto, na manhã desta sexta-feira (5).

A agressão, dentro da sede do jornal, no Jardim dos Estados, ocorre dois dias após notícias sobre a operação serem publicadas pelo jornal. A empresa de Freitas é suspeita, segundo a Polícia Federal, de integrar esquema para fraudar licitações de compras de livros didáticos e kits escolares à prefeitura de Paranhos, município 469 km ao sul de Campo Grande.

Freitas chegou à sede do jornal, nesta sexta, pedindo para falar com o diretor. Minutos depois, foi atendido e, já na sala da diretoria, passou a ameaçar o empresário e jornalista Lucimar Couto.

Aos berros, Freitas dizia repetidamente que pretendia matar o dono do Campo Grande News. “Vou meter uma bala na sua cara”, disse.

Monitor no chão; empresário partiu para cima do diretor do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)
Monitor no chão; empresário partiu para cima do diretor do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)

Freitas, em seguida, partiu para cima do diretor e chegou a derrubar o computador da mesa, momento em que foi contido pelo gerente da empresa, Samuel Echeverria, e outros funcionários.

Relutante em deixar o prédio, ainda acabou ferindo a mão esquerda de uma funcionária – ela foi levada ao Instituo de Medicina e Odontologia Legal para fazer exame de corpo de delito. Levado para o lado de fora do jornal, o dono da Planeta ABC continuou com ameaças de morte e agressões verbais.

A Polícia Militar, então, foi acionada e levou Freitas à Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). O dono do jornal, o gerente e a funcionária ferida foram à delegacia para prestar queixa.

Toque de Midas – O esquema que envolve a Planeta ABC, dizem os federais, rendeu pelo menos R$ 700 mil aos participantes, mas as fraudes podem somar mais de R$ 1 milhão. Cada livro que ele vendia para o Poder Público custava o equivalente a quatro, afirmam os investigadores.

A investigação constatou que a Planeta ABC, junto com outra empresa, que não teve o nome divulgado, direcionava licitações, usando para isso concorrentes fictícios, de forma a sempre sair vencedora, combinava e superfaturava os preços dos contratos.

O Campo Grande News acompanhou parte da operação na quarta-feira (3), que incluiu uma batida na empresa de Freitas, na Rua Antônio Maria Coelho, na Capital. Na ocasião, a reportagem inclusive conversou com o empresário.

Ele disse que o superfaturamento identificado pela PF, de até 368%, era porque outros custos estavam embutidos no preço dos livros, como contratação de equipe de assessoria e formação de professores.

Nos siga no Google Notícias