ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Política

Com metade da bancada de MS favorável, DPVAT volta após 3 anos

Câmara aprovou novas regras para o seguro obrigatório de veículos e texto segue para o Senado

Por Natália Olliver | 10/04/2024 16:49
Motocicleta derrubada na Avenida Cônsul Assaf Trad, após acidente que resultou em morte (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Motocicleta derrubada na Avenida Cônsul Assaf Trad, após acidente que resultou em morte (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9), a volta do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) após três anos de suspensão. O recurso foi extinto durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2020. Agora, a bancada colocou novas regras para o seguro obrigatório. Entre elas, a mudança da sigla para SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). Veja como cada deputado federal votou.

Ao todo, foram 304 votos positivos à proposta e 136 negativos. O deputado Dagoberto Nogueira (PSDB) foi favorável à volta do seguro. Junto dele, Geraldo Resende (PSDB), Camila Jara (PT) e Vander Loubet (PT). Já os parlamentares Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL) e Dr. Luiz Ovando (PP) foram contrários. O deputado Beto Pereira (PSDB) não votou.

Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório. O valor ainda será administrado pela Caixa Econômica Federal e pode ser maior que o praticado anteriormente, devido à suspensão. O texto retoma o pagamento de despesas médicas da vítima de acidentes com veículos e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o seguro, pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados.

Desde 2021, a Caixa, que gerencia o fundo de indenizações, operava de forma emergencial. Os recursos até então arrecadados pelas seguradoras privadas que administravam o DPVAT, foram suficientes para pagar os pedidos até novembro de 2023.

Valores - O governo desejava deixar de fora o item que inclui no valor do SPVAT, o pagamento de eventuais despesas médicas decorrentes dos acidentes de trânsito. A ideia era que o valor do seguro fosse mais acessível.

Embora a gestão argumente que deixar de fora as despesas médicas resultaria em valores de contribuição mais baixos, o relator incluiu o pagamento das despesas no substitutivo. Ou seja, poderão ser reembolsadas despesas com assistências médicas e suplementares, inclusive fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas, desde que não sejam disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O documento também prevê que o não pagamento do SPVAT resultará em multa  equivalente a penalidade por infração grave, de R$ 195,23. Conforme o texto, o novo regime fiscal permite aumento de despesa em 2024 no montante, o que corresponde a R$ 15,4 bilhões.

O valor da indenização ou reembolso será estabelecido pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados). O órgão também será responsável por definir os percentuais de cobertura para cada tipo de incapacidade parcial.

Regras para o seguro - Os condutores, vítimas de acidentes, que poderão solicitar o seguro devem apresentar o pedido com uma prova simples do acidente e do dano causado.

Já em caso de morte, é preciso apresentar certidão da autópsia emitida pelo IML (Instituto Médico Legal) ou certidão de óbito. A cobertura vai gerar indenização por morte, invalidez permanente, total ou parcial, além do reembolso de despesas com assistências médicas, serviços funerários e reabilitação profissional das vítimas, caso seja confirmado invalidez parcial.

O Projeto de Lei nº 233/2023 deixou de fora da cobertura de reembolsos despesas que forem cobertas por seguros privados; que não apresentarem o valor individual do serviço médico, do serviço prestado sem nota fiscal e de pessoas que foram atendidas pelo SUS. Agora o texto segue para o Senado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias