ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Estado compra mais testes e prepara “drive thru” para exames de novo coronavírus

Sistema já foi adotado por laboratórios e hospitais em diversas cidades do País

Jones Mário | 08/04/2020 12:08
Segundo secretário de Saúde, 5 mil testes de biologia molecular também foram adquiridos (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)
Segundo secretário de Saúde, 5 mil testes de biologia molecular também foram adquiridos (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)

Em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (8), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, anunciou que o governo prepara logística para implantar a realização de exames para identificar contaminação pelo novo coronavírus no modelo “drive thru”. O sistema já foi efetivado em outros locais e consiste em coletar amostra para teste sem que o paciente precise sair do carro.

Resende adiantou que o mecanismo é discutido de forma criteriosa com a equipe da SES. Segundo ele, só serão testados no drive thru os pacientes com indicação médica para serem examinados.

O secretário de Saúde do Estado não adiantou data para implantar o sistema, tampouco local em que será executado.

O drive thru usa testes rápidos para a covid-19, que acusam resultado em poucos minutos. O modelo já foi adotado por hospitais e laboratórios de cidades como Brasília (DF) e Santos (SP).

Ainda durante transmissão ao vivo, Geraldo Resende revelou que o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) ganhou reforço de mais 5 mil testes de biologia molecular - exame mais comum, com resultado mais demorado, porém, mais preciso.

A SES aguarda, ainda para hoje, remessa de mais 3 mil exames enviados pelo ministério da Saúde. Existe a possibilidade de o governo estadual buscar os kits em São Paulo (SP), caso a suspensão de voos atrapalhe a logística.

Conforme última atualização, Mato Grosso do Sul tem 85 casos confirmados de novo coronavírus e duas mortes em decorrência da doença.

Nos siga no Google Notícias