ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

'É sempre assim', reclamam moradores atingidos por alagamentos no Itamacará

Situação se repete a cada chuva mais forte, segundo quem mora ou trabalha naquele ponto do bairro

Nyelder Rodrigues e Aletheya Alves | 21/01/2021 17:01

Sempre que o tempo fecha e a chuva vem forte, é sinônimo de problema à vista. O problema com alagamentos e enxurradas é constante para moradores e comerciantes de uma parte específica do bairro Itamaracá, na região sul de Campo Grande.

No final da avenida Guaicurus, já perto do encontro da via com a rodovia BR-163, no Anel Viário, a situação se repete a cada chuva mais forte. "Sempre acontece isso. Não tem muito o que fazer, comenta o aposentado Julio Assis Ferreira, de 78 anos.

Julio é dono de um restaurante na Guaicurus e frisa que ali a água vem com toda força sempre que a chuva é mais forte, entrando dentro de seu estabelecimento. No momento em que ele conversava com a reportagem, ele terminava de limpar o local.

"Foram três pancadas fortes de chuva, lá pelas três horas da tarde. Quando eu vi que começou a chover assim, já era previsível que aqui alagaria. A água vem muito rápido, mas também escoa muito rápido", destaca o comerciante.

Seu Julio limpando o restaurante após o alagamento (Foto: Paulo Francis)
Seu Julio limpando o restaurante após o alagamento (Foto: Paulo Francis)

No ponto em que ocorrem os alagamentos há um leve declive, o que aumenta a força da enxurrada que vem de várias ruas e da própria Guaicurus, mas principalmente de outra avenida, a Ana Batista Caminha, que sequer é asfaltada.

"Quando começa a chover, eu já sei. Uma vez a água veio tão forte que entrou no motor do meu carro e estragou tudo. Deu pane. É sempre assim e algo precisa ser feito. Toda vez que chove, vem o medo de algo acontecer", comenta o mecânico José Claudio Ferreira, de 45 anos, e que trabalha em uma oficina naquela ponto.

Situação da avenida Ana Batista Caminha, logo após a chuva (Foto: Paulo Francis)
Situação da avenida Ana Batista Caminha, logo após a chuva (Foto: Paulo Francis)

Quando a reportagem chegou ao local, a água já tinha escoado, mas restaram ainda resquícios da água suja que passou por ali. Se os alagamentos e enxurradas atrapalham quem está na Guaicurus, a situação se repete no Anel Viário, que fica mais abaixo.

"Minha sorte é que quando começou essa chuvarada toda eu já estava parado aqui do lado, mas a água subiu bastante e inundou tudo. O canteiro ficou todo submerso. Tem que ter muita atenção ao passar aqui", revela o caminhoneiro Claudio Palhano, de 50 anos.

Equipe da CCR MSVia foram até o trecho da BR-163 em que há a interseção com a avenida Guaicurus para controlar o trânsito e evitar que ocorra algum acidente. O local já estava com menos água minutos depois da chuva.

Nos siga no Google Notícias