ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Eleições terão mais de 2,5 mil novos modelos de urnas eletrônicas

Novo modelo tem recursos adicionais de acessibilidade e aprimoramentos em segurança e agilidade

Mirian Machado | 05/02/2022 15:22
Urna modelo 2020 (UE 2020) tem acessibilidade e aprimoramentos em segurança, transparência e agilidade. (Foto: Divulgação/TRE-MS)
Urna modelo 2020 (UE 2020) tem acessibilidade e aprimoramentos em segurança, transparência e agilidade. (Foto: Divulgação/TRE-MS)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) recebeu 2.650 unidades das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022. O modelo 2020 (UE 2020) tem recursos adicionais de acessibilidade e aprimoramentos em segurança, transparência e agilidade.

O novo modelo traz também novas funcionalidades, segundo o órgão, como maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch).

A tecnologia, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Por exemplo, enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar o próximo eleitor a votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

O Estado deve receber ainda o último lote com as novas unidades sendo 852 urnas previstas.

Em 2020, na última eleição, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul contou com 7.092 urnas eletrônicas, distribuídas em todo Estado, sendo 6.096 urnas de seção e 996 urnas de contingências.

Pioneirismo- O Brasil adotou urnas eletrônicas nas eleições de 1996, há 25 anos, quando o voto eletrônico chegou às capitais e aos municípios do interior com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. Antes da implantação do sistema eletrônico de votação, a urna, vestida em lona marrom-escura, percorreu, entre os anos de 1955 e 1996, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, os rincões do País. Muitas urnas de lona permanecem ainda sob a guarda da Justiça Eleitoral, sendo eventualmente usadas até hoje, ainda que a condição de coadjuvantes, nas seções eleitorais.

Nos siga no Google Notícias