ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Eletricistas comemoram seu dia trabalhando para manter cidade acesa

Profissionais trabalham com risco eminente e pontuam que um erro pode ser fatal

Danielle Valentim | 17/10/2018 12:19
(Foto: Marina Pacheco)
(Foto: Marina Pacheco)

Os chamados da população não têm hora para acontecer, mas o trabalho dos eletricistas não para durante as 24 horas do dia. Profissionais de Campo Grande, por exemplo, comemoram o dia 17 de outubro trabalhando para manter a cidade acesa e o fornecimento de energia em ritmo perfeito.

Faça chuva ou faça sol, os colaboradores vão as ruas para garantir o pleno funcionamento da energia à comunidade. Nesta manhã, a Energisa abriu as portas e mostrou de perto o dia a dia desses trabalhadores.

A equipe do Campo Grande News acompanhou um atendimento da Energisa, a uma falta de energia na Avenida Ministro João Arinos, no Bairro Noroeste. Os eletricistas saíram da Subestação Miguel Couto, no Jardim São Lourenco.

A unidade que atendeu o chamado não é a maior em número de clientes, mas em potência instalada. Atualmente, atende 50 mil moradores das regiões central e leste de Campo Grande. A Energisa conta com mais de 1200 eletricistas, sendo 663 ligados diretamente à empresa e 537 terceirizados.

Como funciona? Cada chamado é específico, mas, obrigatoriamente, assim que a equipe chega ao endereço referido, um dos eletricistas entra em contato com o responsável, para verificar se o problema persiste.

Somente após confirmação é que a chave central é desligada. Antes dos trabalhos iniciarem, a dupla sinaliza o local com cones e iniciam o processo de vestimenta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Protegidos, os dois profissionais armam a escada e buscam o motivo do desabastecimento. No local, que funciona como uma empresa foi constatada a falta de energia. De forma técnica, os dois eletricistas fecharam a chave, do tipo fusível e realizaram a troca.

“Nosso dia a dia é trabalhar com risco e eminente, um erro pode ser fatal", disse Edenir. (Foto: Marina Pacheco)
“Nosso dia a dia é trabalhar com risco e eminente, um erro pode ser fatal", disse Edenir. (Foto: Marina Pacheco)

O eletricista Edenir Teles tem 36 anos e há 12 trabalha no ramo. Ele explica que por mais que a empresa forneça os aparatos necessários de segurança, a cobrança e preocupação são maiores em dias de chuva.

“Nosso dia a dia é trabalhar com risco e eminente, um erro pode ser fatal. Nesta época, em decorrência das chuvas, aumenta a cobrança, mas a empresa fornece os aparatos necessários e curso para trabalharmos de forma correta. Nós não temos final de semana, trabalhamos 24 horas por dia. Enquanto a comunidade dorme nós trabalhamos, mas sempre com o valor segurança em primeiro lugar”, disse.

Edenir pontua que a população pode ajudar na segurança, para evitar acidentes. “Nós trabalhamos sempre em busca de segurança. Segurança acima de tudo. E o que pedimos para população é que respeitem locais perigosos, que não se aproximem de cabos rompidos e que não deixem seus filhos soltarem pipas próximos a fiações”, disse.

O trabalho é feito em duplas. (Foto: Marina Pacheco)
O trabalho é feito em duplas. (Foto: Marina Pacheco)

Veja abaixo mais imagens do atendimento desta quarta-feira:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias