ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em 1 mês, hospitais já deixaram de realizar 237 cirurgias

Santa Casa e Hospital Universitário de Campo Grande suspenderam diversos procedimentos por tempo indeterminado

Izabela Sanchez | 15/04/2020 12:34
Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)
Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)

O efeito pandemia, com a rápida disseminação do novo coronavírus e os mais de 2 milhões de infectados pelo mundo já deixa rastro de problemas na saúde de Mato Grosso do Sul. Referências em cirurgias ortopédicas, a Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian já deixaram de realizar, juntos, 237 cirurgias eletivas, como são chamados os procedimentos não urgentes.

O número foi atingido em apenas 1 mês de suspensão de diversas atividades de saúde em hospitais para preparar terreno aos casos graves de Covid-19. A Santa Casa já suspendeu 117 cirurgias não emergenciais desde o dia 20 de março, em diversos setores. No HU o número é ainda maior, já que só entre as cirurgias ortopédicas foram 120 procedimentos adiados.

Ainda assim, nem HU e nem Santa Casa foram incluídos como referência para tratamento de casos graves da infecção do coronavírus, e têm recebido pacientes que antes tratavam-se no Hospital Regional Rosa Pedrossian, o HR, unidade de referência para Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

A Santa Casa afirma que as 117 cirurgias canceladas até agora foram reagendadas “conforme cronograma já previsto”. Algumas especialidades continuam sendo recebidas no hospital, que é o maior do estado, conforme informou a assessoria de imprensa da Associação Beneficente, mantenedora da Santa Casa.

Ainda estão liberados na Santa Casa agendamentos de cirurgias eletivas ambulatoriais de oncologia para implante do tipo “portocatch”, o catéter, as biópsias, procedimentos de nefrologia, implante de fístulas e cirurgia cardíaca para implante ou troca de marcapassos.

“Destacamos que o hospital tem realizado normalmente as demais cirurgias de urgência e emergência e possui ocupação total dos leitos ativos”, afirmou nota do hospital. A Santa Casa ainda destacou que quaisquer complicações motivadas pela suspensão das cirurgias que estavam agendadas podem ser atendidas na urgência e emergência do hospital.

Mato Grosso do Sul chegou a 121 casos confirmados da doença nesta quarta-feira (15). Há, entre esse total, 18 pessoas internadas em hospitais e nesta semana o número é igual entre hospitais privados e públicos, ou seja, 9 pessoas internadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 9 por planos de saúde.

O número indica não só a transmissão comunitária, mas o contágio do vírus por outros extratos da população, já que no mesmo período, há duas semanas, as internações incidiam todas em hospitais particulares de Mato Grosso do Sul, indício de contágio entre os mais abastados.

O HU suspendeu cirurgias eletivas e atividades do ambulatório e exames há 1 mês. O objetivo também é economia, já que o hospital alega necessidade de não consumir insumos que podem ser fundamentais se as próximas semanas implicarem aumento de casos de internação por Covid-19.

Por meio da assessoria de imprensa, o HU afirma que continua a receber pacientes regulados, que necessitam de cuidados por doenças infecciosas e parasitárias, já que o HR está direcionado à infecção do coronavírus. Não há data de retorno ao agendamento das cirurgias no HU e Santa Casa.

O Hospital Universitário ainda mantém os ambulatórios de pulsoterapia, para doenças autoimunes como lúpus, por exemplo, de doenças raras e crônicas e o ambulatório de gestação de alto risco. O HU também não recebe atendimentos na urgência de demanda espontânea, apenas os quando são regulados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O HR foi procurado pela reportagem, mas não respondeu até o fechamento da matéria.

Nos siga no Google Notícias