A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/11/2012 16:18

Em dezembro, cidade atinge 80km de vias para bicicleta

Carlos Martins
Ciclovia está em obras na avenida Afonso Pena. (Fotos: Rodrigo Pazinato)Ciclovia está em obras na avenida Afonso Pena. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Trecho pronto e sinalizado da via exclusiva para bicicletas. Trecho pronto e sinalizado da via exclusiva para bicicletas.

Com as obras da ciclovia no canteiro central da Avenida Afonso Pena em fase de conclusão, Campo Grande se firma como a Capital com o maior circuito de vias exclusivas no País para os usuários de bicicletas com mais de 80 quilômetros de ciclovias. Com uma extensão de 7,6 quilômetros, a nova ciclovia começa no início da Afonso Pena, na Praça Newton Cavalcante, e vai até o Parque dos Poderes. A inauguração da obra está prevista para segunda quinzena de dezembro.

A obra, orçada em R$ 147 mil, começou em agosto e chegou a se suspensa por 15 dias por decisão da Justiça que acatou ação do Ministério Público, que questionava a construção no canteiro recém-revitalizado e inaugurado. Mas a prefeitura conseguiu reverter à situação.

De acordo com o secretário João Antônio De Marco (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), a Capital é hoje integrada pelo circuito de Norte a Sul e de Leste a Oeste. “O mais importante nessa ciclovia, na Afonso Pena, é que ela é no circuito Oeste-Leste. Começa no Distrito Industrial, no Indubrasil, vem até a Vila Popular, atravessa o aeroporto e integra com a ciclovia da Avenida Duque de Caxias, chega à Praça Newton Cavalcante e integra com a nova ciclovia na Afonso Pena”.

O secretário João Antônio De Marco explica andamento da ciclovia na Afonso Pena.O secretário João Antônio De Marco explica andamento da ciclovia na Afonso Pena.

De Marco diz que a implantação das ciclovias tem motivado o surgimento de grupos que gostam de praticar o ciclismo. Além disso, o trabalhador que quiser se deslocar para o serviço de bicicleta, tem mais segurança trafegando pelas ciclovias. “A ciclovia é uma demanda do desenvolvimento urbano, das grandes cidades, que são exemplos de mobilidade urbana”, explicou.

Uma destas cidades foi visitada pelo prefeito Nelsinho Trad e pelo secretário. É Bogotá, capital da Colômbia, que possui o maior circuito de ciclovias do mundo. Foi nesta cidade que o prefeito buscou a ideia para Campo Grande. “Ciclovia é sinônimo de qualidade de vida com respeito à natureza. Também humaniza o trânsito e a ciclovia da Afonso Pena atende a todos os requisitos, tanto no aspecto sinalização como na preservação do meio ambiente”, afirmou Nelsinho Trad.

O projeto de mobilidade urbana que prevê recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no valor de R$ 180 milhões para a construção de 12 corredores exclusivos para o transporte coletivo urbano, também inclui a construção de mais quatro terminais de ônibus, nos quais serão construídos bicicletários. “O cidadão chega de bicicleta, pega o ônibus e se desloca para o trabalho”, disse o secretário De Marco, que, baseado em que viu em outras cidades, analisa ainda a possibilidade de que estes terminais disponibilizem bicicletas para locação.



Realmente ficou muito bonito.. mas, me pergunto se o pedestre até hoje, não sinaliza nem para atravessar a rua.. como será ter bicicletas e pedestre nos horários de trafego intenso...
.. seria interessante começar um "grande ação" de conscientização.. O Nelsinho fez.. e agora Bernal ? ..
 
Ana Ribeiro em 02/12/2012 11:01:18
Mais uma obra de quem "nosso querido prefeito" é ligado nas coisas, nas novidades, acontecimentos, melhorias, etc.
No início alguns estranham, mas depois entendem, acostumam e com certeza vai trazer benefícios, seja para trabalho ou lazer!
Cabe a população se corrigir, interagir e cobrar sempre, porém, reconhecer como positivo, muitas obras que só fizeram nossa cidade ficar cada vez melhor.
 
Divina Lemos em 01/12/2012 11:50:30
Juarez, se você olhar melhor, vai reparar que a ciclovia da Afonso Pena liga a outras que estavam isoladas - mais precisamente, entre a da Duque de Caxias e a que se iniciava no viaduto sobre a rua Ceará (aquela que acabou virando "pista de caminhada"); é de se esperar também que a da Via Morena se estenda até a da Afonso Pena.
Hà vários outros exemplos de ciclovias que, enfim, conseguem ligar "algo a algum lugar": a da Marginal do Lagoa (que começa na ciclovia da Duque de Caxias e tirou do isolamento a ciclovia do União) e a da Gury Marques (que ligou a ciclovia da Av. Cafezais às da Via Morena e a da Marginal do Cabaça).
 
Marcel Ozuna em 01/12/2012 10:54:38
Uma pena que os pedestres e outros não respeitam e como se não bastasse essas "ciclovias" não permitem treinos de bikes como acontece em outras Capitais, então o jeito é ir para as ruas e dividir espaços com carros e motos.
 
Marcelo Mendes em 01/12/2012 10:42:35
Impressionante. campograndense nunca, mas nunca esta satisfeito com nada. CG ja vai ter tanta ciclovia qto sao paulo e o povo continua reclamando...
 
francisco guimaraes em 01/12/2012 07:49:08
Estão fazendo de Campo Grande algo muito estranho, pista para bicicleta na afonso Pena, pinturas de faixas brancas e colocação de tartarugas em qualquer asfalto, mas esquecem o recapeamento.
 
Fernando Louveira em 01/12/2012 07:44:35
É ... Excelente a construção de mais e mais ciclovias, já nos poupa de andar dentro daquelas latinhas apertadas aquecidas sobre rodas. Realmente é necessário também saber que os pedestres e ciclistas devem primar pela segurança própria e de terceiros como andar pela calçada e ciclovia, sinalizar quando vão atravessar a rua nas faixas e sempre zelar pela atenção neste trânsito.
 
josé airton recalde em 30/11/2012 21:43:30
Alguém avisou a moça da foto que não é passeio de pedestre e sim ciclovia? A Agetran vai ter que ajudar, educando os bikers e pedestres desavisados.
 
Rafael Moreira Correia em 30/11/2012 21:36:05
Pois é Juarez Gonçalves me parece que você não anda de bicicleta mesmo em Campo Grande, liga sim vários lugares a vários lugares; como eu ando posso falar. Agora o que vemos na foto é já a Tia andando na ciclovia, assim como no parque das nações o pessoal a pé usa a ciclovia e a ciclofaixa.
 
Andrey Fontenello em 30/11/2012 19:17:36
Concordo com o Jorge, é só ver o que virou a ciclovia dos autos da Afonso Pena, uma verdadeira pista de caminhada.
 
Paulo Guimarães em 30/11/2012 18:00:35
"via exclusiva para bicicletas. " Só falta os pedestres aprenderem isso.
 
Jorge Luiz Althemberg em 30/11/2012 17:54:19
Muito Bacana, porém provavelmente haverá pedestres desinformados que andarão na ciclovia "exclusiva"... veremos!
 
David Medeiros em 30/11/2012 17:37:47
Pena que essas ciclovias ligam nada a lugar nenhum onde esta a interligação das vias? Ou será só para passeio de final de semana.
 
Juarez Goncalves em 30/11/2012 17:32:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions