ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Em dezembro, cidade atinge 80km de vias para bicicleta

Carlos Martins | 30/11/2012 16:18
Ciclovia está em obras na avenida Afonso Pena. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Ciclovia está em obras na avenida Afonso Pena. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Trecho pronto e sinalizado da via exclusiva para bicicletas.
Trecho pronto e sinalizado da via exclusiva para bicicletas.

Com as obras da ciclovia no canteiro central da Avenida Afonso Pena em fase de conclusão, Campo Grande se firma como a Capital com o maior circuito de vias exclusivas no País para os usuários de bicicletas com mais de 80 quilômetros de ciclovias. Com uma extensão de 7,6 quilômetros, a nova ciclovia começa no início da Afonso Pena, na Praça Newton Cavalcante, e vai até o Parque dos Poderes. A inauguração da obra está prevista para segunda quinzena de dezembro.

A obra, orçada em R$ 147 mil, começou em agosto e chegou a se suspensa por 15 dias por decisão da Justiça que acatou ação do Ministério Público, que questionava a construção no canteiro recém-revitalizado e inaugurado. Mas a prefeitura conseguiu reverter à situação.

De acordo com o secretário João Antônio De Marco (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), a Capital é hoje integrada pelo circuito de Norte a Sul e de Leste a Oeste. “O mais importante nessa ciclovia, na Afonso Pena, é que ela é no circuito Oeste-Leste. Começa no Distrito Industrial, no Indubrasil, vem até a Vila Popular, atravessa o aeroporto e integra com a ciclovia da Avenida Duque de Caxias, chega à Praça Newton Cavalcante e integra com a nova ciclovia na Afonso Pena”.

O secretário João Antônio De Marco explica andamento da ciclovia na Afonso Pena.
O secretário João Antônio De Marco explica andamento da ciclovia na Afonso Pena.

De Marco diz que a implantação das ciclovias tem motivado o surgimento de grupos que gostam de praticar o ciclismo. Além disso, o trabalhador que quiser se deslocar para o serviço de bicicleta, tem mais segurança trafegando pelas ciclovias. “A ciclovia é uma demanda do desenvolvimento urbano, das grandes cidades, que são exemplos de mobilidade urbana”, explicou.

Uma destas cidades foi visitada pelo prefeito Nelsinho Trad e pelo secretário. É Bogotá, capital da Colômbia, que possui o maior circuito de ciclovias do mundo. Foi nesta cidade que o prefeito buscou a ideia para Campo Grande. “Ciclovia é sinônimo de qualidade de vida com respeito à natureza. Também humaniza o trânsito e a ciclovia da Afonso Pena atende a todos os requisitos, tanto no aspecto sinalização como na preservação do meio ambiente”, afirmou Nelsinho Trad.

O projeto de mobilidade urbana que prevê recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no valor de R$ 180 milhões para a construção de 12 corredores exclusivos para o transporte coletivo urbano, também inclui a construção de mais quatro terminais de ônibus, nos quais serão construídos bicicletários. “O cidadão chega de bicicleta, pega o ônibus e se desloca para o trabalho”, disse o secretário De Marco, que, baseado em que viu em outras cidades, analisa ainda a possibilidade de que estes terminais disponibilizem bicicletas para locação.

Nos siga no Google Notícias