ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Em mês de combate ao HIV, Hospital Universitário terá distribuição de autotestes

Ação será no dia 2 de dezembro com oferta de preservativos masculinos e femininos

Por Mylena Fraiha | 29/11/2025 07:49
Em mês de combate ao HIV, Hospital Universitário terá distribuição de autotestes
Fachada da entrada do Humap-UFMS, na Avenida Senador Filinto Müller, em Campo Grande; ação será realizada no local (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

Campo Grande terá, na próxima terça-feira (2), uma série de ações gratuitas de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV no Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian). As atividades fazem parte do Dezembro Vermelho e do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, realizará ações gratuitas de prevenção e conscientização sobre HIV na próxima terça-feira. O evento, que integra as atividades do Dezembro Vermelho, incluirá distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes.A programação contará com atividades educativas, como quiz sobre prevenção, e lançamento de vídeos informativos sobre HIV, Aids e outras ISTs. A iniciativa visa ampliar o impacto da mensagem e promover mudança social, segundo a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis.

Na entrada principal do hospital serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Na parte educativa, o público poderá participar de um quiz sobre a doença e formas de prevenção. Também está previsto o estouro de um balão recheado de bombons e pirulitos, que, segundo a organização, simboliza “a quebra do preconceito e do estigma da doença”.

“Nossa campanha na UDIP (Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias) deste ano tem um objetivo claro: ampliar o impacto da mensagem, integrando a mobilização emocional e visual com a conscientização prática e a defesa da mudança social. Buscamos uma resposta abrangente, eficaz e humana ao HIV”, afirma a chefe da unidade, Vânia Silva dos Reis.

Além das atividades presenciais, a campanha disponibilizará, a partir de segunda-feira (1º), uma série de quatro vídeos educativos sobre HIV, Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e formas de prevenção. Um novo conteúdo será publicado semanalmente, até o final do mês.

Instituído em 1988, o 1º de dezembro reforça globalmente a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do combate ao preconceito. A data também homenageia os milhões de vítimas da doença em todo o mundo.

As ações do Dezembro Vermelho seguem ao longo do mês, com foco na informação e na mudança de atitudes. “Que estas ações simbólicas nos inspirem a refletir sobre nossa responsabilidade coletiva na luta contínua. A informação salva vidas, e o respeito transforma realidades. Juntos, podemos acabar com a Aids”, destaca Vânia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.