ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Em nota, Prefeitura afirma que 80% dos Ceinfs estão funcionando

Francisco Júnior | 15/05/2012 11:39
Grevistas se reuniram na manhã de hoje na sede do sindicato. (Foto: Minamar Júnior)
Grevistas se reuniram na manhã de hoje na sede do sindicato. (Foto: Minamar Júnior)

A Prefeitura de Campo Grande informou por meio de uma nota que 80% dos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) estão funcionando após a paralisação dos funcionários da instituição na manhã de hoje (15).

Conforme a nota, a Prefeitura possui 96 Ceinfs. Deste total, até as 10h30 desta terça-feira, 77 unidades funcionavam normalmente e nove parcialmente, perfazendo 80% do total. Em 10 unidades, os pais não levaram as crianças, apesar de estarem abertas. Cientes disto, alguns pais retornaram para levar os filhos aos centros educacionais.

Com relação ao atendimento no Cras (Centro de Referência e Assistência Social), a Prefeitura informa que os 36 estão funcionando normalmente.

Hoje pela manhã, a presidente do Senalba/MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Joana Barreto Pereira, afirmou que 60% das instituições estavam fechadas por conta da greve.

Segundo a sindicalista, a paralisação teve adesão de profissionais contratados pelas empresas Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária) conveniadas com a SAS (Secretaria de Assistência Social). Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 14%, igual ao concedido aos servidores da prefeitura, férias coletivas, plano de saúde, aumento diferenciado dos auxiliares administrativos e cesta básica.

Conforme a presidente da Omep/MS, Maria Aparecida Salmaze, a negociação salarial começou no mês de abril e o reajuste oferecido à categoria foi entre 7% e 8% baseado no índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Segundo ela, os funcionários contratados pela Omep são auxiliares, atendentes, cozinheiras e não educadoras como as servidoras da prefeitura, que receberam o reajuste de 14%. De acordo com a Salmaze o impasse deve ser resolvido até a tarde desta terça-feira.

O Campo Grande News tentou contato com presidente da Seleta Rubens Pereira, mas ele não foi encontrado.

Nos siga no Google Notícias