ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Greve provoca fechamento de 60% dos Ceinfs e Cras de Campo Grande

Francisco Júnior e Luciana Brazil | 15/05/2012 08:43
Ceinf do Aero Rancho não está funcionando por conta da greve. (Foto: Minamar Júnior)
Ceinf do Aero Rancho não está funcionando por conta da greve. (Foto: Minamar Júnior)

Cerca de 60% dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e Cras (Centro de Referência e Assistência Social) de Campo Grande amanheceram fechados nesta terça-feira (15) com a greve dos funcionários. A informação é da presidente do Senalba/MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Joana Barreto Pereira.

Segundo a sindicalista, a paralisação, definida em uma reunião na noite de ontem, teve a adesão de profissionais contratados pelas empresas Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária) conveniadas com a SAS (Secretaria de Assistência Social).

De acordo com Joana Barreto, a greve foi motivada após as empresas contratantes se negarem a negociar as reivindicações da categoria. “Elas estão ignorando o sindicato”, afirmou.

Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 14%, igual ao concedido aos servidores da prefeitura, férias coletivas, plano de saúde, aumento diferenciado dos auxiliares administrativos e cesta básica.

Grevistas se reuniram na sede do sindicato na manhã desta terça-feira. (Foto: Minamar Júnior)
Grevistas se reuniram na sede do sindicato na manhã desta terça-feira. (Foto: Minamar Júnior)

Conforme Joana, a OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta concedeu um aumento de 5% para os profissionais que desempenham a mesma função que os concursados, que receberam reajuste de 14%. “Eles recebem um salário inferior para fazer o mesmo trabalho”, reclamou a sindicalista. Em Campo Grande, mais 19 mil crianças são atendidas pela categoria. Existem 97 Ceinfs, que atendem crianças de 1 a 4 anos, e o 19 Cras, que atende crianças de 6 a 18 anos.

No total, 2,5 mil pessoas entre concursados e contratados trabalham nas duas instituições. A sindicalista não soube informar o número de profissionais que entraram em greve.

Joana informou que a prefeitura não participa das negociações e que deixou a questão para os funcionários e as empresas resolverem.

A reportagem do Campo Grande News esteve no Ceinf do Aero Rancho. No local, apenas três funcionárias compareceram para trabalhar. Os pais que procuraram a unidade na manhã de hoje foram avisados sobre a paralisação.

Já o Cras do bairro está funcionando normalmente. Apenas duas educadoras aderiram a greve.

Nos siga no Google Notícias