ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em nova fiscalização, Enersul constata furto em churrascaria tradicional

Paula Maciulevicius e Nadyenka Castro | 16/12/2011 21:19

Do começo do mês até hoje mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia

Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)
Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)

Depois das fiscalizações no começo do mês em bares e restaurantes da Capital, a Enersul constatou furto de energia elétrica por meio de “gato” em uma das mais tradicionais churrascarias de Campo Grande, Bezerro de Ouro, no bairro Chácara Cachoeira.

Na tarde desta sexta-feira durante inspeção em comércios e residências, funcionários da concessionária constataram diferença nas passagens de energia antes e no próprio alimentador.

De acordo com o técnico de medição Roberto Oliveira, depois que a medição comprovou irregularidade, a mureta onde o padrão fica foi quebrada e trouxe à tona o desvio de três fases.

Os fios seguiam regularmente do poste por dentro da mureta, mas, antes de chegarem no alimentador, eram desviados.

Segundo o engenheiro de recuperação de energia da empresa, Rodolfo Pinheiro, de setembro de 2009 até hoje, o local desviou o equivalente a 20 mil KW/h, que corresponde ao consumo mensal de 129 casas populares. A energia furtada ali correspondia a 78% do total consumido pela empresa, num valor de R$ 12,5 mil.

A Enersul intensificou a fiscalização há um mês, do bairro Chácara Cachoeira até a rua Eduardo Santos Pereira. Só neste período mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia.

O gerente do estabelecimento afirmou ao Campo Grande News que não poderia falar pela churrascaria e que os donos estavam viajando. Não foi passado nenhum contato dos proprietários para que a equipe pudesse ter um retorno.

Flagras - No começo do mês bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados foram flagrados furtando energia elétrica. Na Capital foram três estabelecimentos, Café Mostarda, Cantina Mato Grosso e restaurante Sabor & Prosa.

Somente em 2011, o setor de combate ao furto e recuperação de energia da concessionária registrou 29.952 unidades consumidoras com algum tipo de irregularidade que adulterava a medição do consumo de energia. Isso significa que a cada cinco unidades vistoriadas, pelo menos uma apresentou esse tipo de problema.

A Enersul informou que o combate ao furto é uma obrigação regulatória das concessionárias em todo o país.

Ainda conforme a empresa além de ser crime previsto em Lei, com pena de até 4 anos de prisão, a infração impacta no valor da tarifa, prejudica a arrecadação de tributos fundamentais para investimentos sociais e gera risco de incêndio nos lugares em que o sistema de ligação é fraudado, contrariando os padrões técnicos e as normas de segurança.

Nos siga no Google Notícias