A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

16/12/2011 21:19

Em nova fiscalização, Enersul constata furto em churrascaria tradicional

Paula Maciulevicius e Nadyenka Castro

Do começo do mês até hoje mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia

Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)

Depois das fiscalizações no começo do mês em bares e restaurantes da Capital, a Enersul constatou furto de energia elétrica por meio de “gato” em uma das mais tradicionais churrascarias de Campo Grande, Bezerro de Ouro, no bairro Chácara Cachoeira.

Na tarde desta sexta-feira durante inspeção em comércios e residências, funcionários da concessionária constataram diferença nas passagens de energia antes e no próprio alimentador.

De acordo com o técnico de medição Roberto Oliveira, depois que a medição comprovou irregularidade, a mureta onde o padrão fica foi quebrada e trouxe à tona o desvio de três fases.

Os fios seguiam regularmente do poste por dentro da mureta, mas, antes de chegarem no alimentador, eram desviados.

Segundo o engenheiro de recuperação de energia da empresa, Rodolfo Pinheiro, de setembro de 2009 até hoje, o local desviou o equivalente a 20 mil KW/h, que corresponde ao consumo mensal de 129 casas populares. A energia furtada ali correspondia a 78% do total consumido pela empresa, num valor de R$ 12,5 mil.

A Enersul intensificou a fiscalização há um mês, do bairro Chácara Cachoeira até a rua Eduardo Santos Pereira. Só neste período mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia.

O gerente do estabelecimento afirmou ao Campo Grande News que não poderia falar pela churrascaria e que os donos estavam viajando. Não foi passado nenhum contato dos proprietários para que a equipe pudesse ter um retorno.

Flagras - No começo do mês bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados foram flagrados furtando energia elétrica. Na Capital foram três estabelecimentos, Café Mostarda, Cantina Mato Grosso e restaurante Sabor & Prosa.

Somente em 2011, o setor de combate ao furto e recuperação de energia da concessionária registrou 29.952 unidades consumidoras com algum tipo de irregularidade que adulterava a medição do consumo de energia. Isso significa que a cada cinco unidades vistoriadas, pelo menos uma apresentou esse tipo de problema.

A Enersul informou que o combate ao furto é uma obrigação regulatória das concessionárias em todo o país.

Ainda conforme a empresa além de ser crime previsto em Lei, com pena de até 4 anos de prisão, a infração impacta no valor da tarifa, prejudica a arrecadação de tributos fundamentais para investimentos sociais e gera risco de incêndio nos lugares em que o sistema de ligação é fraudado, contrariando os padrões técnicos e as normas de segurança.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


Realmente um roubo, pena que a vantagem obtida pela concessionária com o combate a fraudes e perdas, pesar de ser uma obrigação regulatória, nunca refletiu na tarifa dos consumidores. Quando foi a ultima vez que a tarifa baixou?? 2007, quando um deputado ressem eleito ousou investigar essa ENERSUL e descobriu uma fraude de R$ 190.000,000,00, esse dinheiro ainda næo voltou para os consumidores!!!
 
Bianco Sardine em 18/03/2012 07:33:08
Eh pra acabah...!!! Isso nao eh um "GATO" e sim uma "NINHADA"...Certeza q esse estabelecimento ainda tem energia, ( ou melhor, nao bloquearam),...assimam a ulta e tudo continua, a ateh acertar a divida...vai lah num bairro mais simples, com pessoas humildes pra ver soh..!! cortam a luz, e ainda,.. mais de trinta dias pra religarem, e a multa absurda...e nao paga pra ver....quem tem tem...
 
Marilene Bitencourt... em 17/12/2011 12:38:48
Se a Enersul acabasse com todos os (GATOS) do estado, ela poderia baratear a energia em 20% que o seu lucro seria maior que o atual.
 
Ivo Alves em 17/12/2011 12:11:56
A Enersul aproveita porque tem o monopólio da energia no estado e é apoiada pelo governo do estado, para extorquir a população pois se um cidadão pai de família, está passando por dificuldade e deixa atrazar dois meses, sem duvidas eles vão lá e interrompem o funcionamento, ai vem essa elite política corrupta e vomita essa demagogia barata de que energia é essencial.
 
wemerson da silva menezes em 17/12/2011 12:02:41
Quem é desonesto é desonesto e ponto. Então quando forem frequentar os estabelecimentos citados na reportagem, lembrem-se de conferre bem a conta antes de pagar.
 
Miguel Cesar Castro em 17/12/2011 11:30:36
Bom, dizem que a união faz a força, uns dizem que a união só faz açucar, então, pena que não somos unidos, que tal criarem uma comunidade para logo virar uma passeata, e verem que estamos insatisfeitos com o que cobram da gente, como a energia mais cara do pais, a unica coisa que vamos ter de retorno, é uma fiscaliz. eficiente, deixar que a agua suba tanto, + de 8% a partir deste mês.
 
charles camargo em 17/12/2011 11:26:31
Agora fiquei preocupado, com o preço do chopp e do rodizio.Alguem vai ter que pagar
diferença.
 
francisco rodrigues farias em 17/12/2011 11:12:58
Srs Marcos e João, vamos reivindicar nossos direitos com dignidade, imaginem meu carro ficando sem gasolina eu resolvo assaltar um posto de combústivel!
Dignidade Já.
 
josé Rogerio em 17/12/2011 10:15:19
Ah, tem que fazer gato porque a energia tá cara? Como ainda tem gente que concorda com isso?! As perdas da concessionária estão embutidas no custo do fornecimento de energia e quem paga por isso somos nós! Seja água, energia elétrica, TV, carro, celular, não pagou por ele? Então é ROUBO!
 
Valéria Fernandes em 17/12/2011 10:04:20
e tem uns aqui falando: mas tem q fazer mesmo e blablabla..... uehhhh... depois querem marchinhas contra corrupçao.....
 
ricardo feldens em 17/12/2011 09:28:18
Que vergonha....empresários bem sucedidos furtando energia, e olha que é uma das churrascarias mais caras de Campo Grande...Vamos ver o que acontece...
 
Carolina Ortiz em 17/12/2011 09:16:39
Agora entendi porque o "CHOPP na cantina " é barato kkkkkk por isso que eu ia lá
 
Peterson de Almeida Chamorro em 17/12/2011 09:13:32
deveria ter uma lei mais rigoroso em cima deste furto de energia que vergonha e pouco para ESTE TIPO DE ROUBO um simples anuncio ou multa que seja , mas a enersul deveria baixar custo da energia e os nossos governantes baixar este imposto e uma fiscalização mais rigorozo emtodo o estado não somente na capital para que os honesto não page pelos desonestos .
 
luiz mitiharu higashi em 17/12/2011 09:00:22
Tem gente q não sabe o que fala. A energia eletrica é um conforto, vc está na sua casa usando geladeira , televisão assistindo jogo,gelando a gelada etc..........O valor do KWh é R$0.43 o restante são imposto que ninguém reclama. Ai vai nestes locais ai que furta energia imagina o que faz com o chopp,com a comida, com a gasolina etc..........
Tem que pegar mesmo essas pessoas que furta energia.
 
Luciano Dos Santos Benevides em 17/12/2011 08:26:04
Bom.....Já que é assim, temos que privilegiar os bons comerciantes, que trabalham corretamente e defendem a bandeira contra a corrupçao..
Entao agora, vamos pro gaúcho gastao.....
Eita costelinha!!!!!!!!! deu até agua na boca...
Só queria saber como vao cobrar a diferenca dessas empresas q fazem isso..
 
andre mambelli em 17/12/2011 03:13:17
Não concordo com a atitude. Mas nossa energia é 30% mais cara que nos demais estados e isso sim é roubo. Sem contar nos medidores novos, que quando trocados pelos antigos só registram a mais.
 
Persio Junior em 17/12/2011 02:52:29
Mudei para uma casa, cujo o medidor datava de 1983, minha conta triplicou, liguei inumeras vezes para a Enersul e ouvia sempre as mesmas frases prontas e decoradas de suas telefonistas...se minha conta caisse em um terço, dai as coisas seriam diferentes...como eu nao tenho condicoes de "medir forças" com tais empresas, mudei pra uma casa com medidor mais novo e minha conta caiu...
 
Pedro em 17/12/2011 02:30:11
tambem esse preço absurdo de energia que a gente paga . tem mesmo que fazer gato senão ninguem aguenta
 
MARCOS ROBERTO em 16/12/2011 10:50:37
Com o preço que anda a energia quem não fez um gato vai fazer pois a energia no ms e a mais cara do pais devemos sim fazer uma mobilização nacional para se cobrar preços justos pois dai sim as pessoas não procurariam formas de não pagar energia .
 
João santos em 16/12/2011 10:43:28
Que vergonha!!!grandes comerciantes, como estes, furtando energia. Código Penal neles..