ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em uma semana, Capital tem 85 casos de suspeita de dengue por dia

Alan Diógenes | 29/12/2015 17:23
Larvas do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. (Foto: Marcos Ermínio)
Larvas do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. (Foto: Marcos Ermínio)

Em apenas uma semana, o número de casos suspeitos de dengue aumentou 20,6% em Campo Grande. Dados epidemiológicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) revelam que no dia 22 deste mês eram 2.899 notificações, enquanto levantamento divulgado nesta terça-feira (29) mostra 3.497, ou seja, em média 85,4 por dia.

Conforme a Sesau, em 2 meses, o aumento de casos suspeitos chega a 127,3%. Ou seja, em novembro eram 1.538 casos notificados e, neste mês, 3.497. Apesar do aumento que assusta a população, neste mês ainda não houve nenhuma confirmação sobre a doença.

Já em novembro foram 142 casos confirmados de dengue. Um deles considerado dengue grave e ainda foi registrado um óbito causado pela doença.

Os bairros com índices mais elevados de contágio são: Coophavilla II, Batistão, Tarumã, Paulista, Carlota, Dr. Albuquerque, TV Morena, Rita Vieira, Itamaracá, Tiradentes, São Lourenço, Guanandi, Taquarussu, Jacy, América, JockeyClub e Piratininga.

Parte da população acredita que o aumento dos casos é devido à falta de conscientização por parte dos moradores . É o que conta o morador do bairro Taquarussu Paulo Ferreira, 20 anos.

“O povo tinha que ter noção e não jogar lixo nas ruas e terrenos baldios. As pessoas precisam é ajudar o mutirão contra a dengue. Aqui no bairro é cheio de mosquito”, explicou Paulo.

A mesma opinião foi compartilhada pelo locutor Germano Rocha, 48. “O poder público tem que fazer uma campanha de conscientização e limpeza. Já o povo tem que fazer sua parte e limpar os quintais, se não de nada vai adiantar”, comentou.

Já o defensor público aposentado Paulo Sérgio Moreno de Jesus, 59, foi mais incisivo sobre a epidemia enfrentada pela Capital. “Estamos perdendo uma guerra contra um mosquito. Isso quer dizer que somos um país de gente suja, hipócrita e cinicamente preocupada com a macro ecologia, mas que não arruma a própria cama, não escova os dentes regularmente e se permite conviver com um inseto assassino”, destacou.

O bibliotecário Pablo Pacheco, 23, acredita que a população que deixa o quintal sujo deve ser punida. “Tem que haver um monitoramento maior por parte da prefeitura e uma punição como multa para quem for encontrado com terreno em descuido”, finalizou.

A Sesau informou na tarde de hoje que o mutirão contra dengue formado por 2,5 mil agentes de saúde só irá parar no dia 1º de janeiro, devido as festas de virada do ano. Antes e depois do feriado, o mutirão retorna com fumacê, limpeza de terrenos baldios e recolhimento de pneus.

Chikungunya e zika - Em relação à chikungunya, houve cinco casos suspeitos em novembro. Em dezembro, foram 58 notificações, mas não houve confirmações.

Sobre o zika vírus, em novembro houve 36 notificações e 401 em dezembro. Também não houve confirmações até porque o exame de testagem é feito no Estado de São Paulo e, até o momento, a secretaria não recebeu os resultados.

O levantamento foi feito pela Sesau, Prefeitura Municipal, Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Vigilância Epidemiológica e Gerência Técnica de Endemias.

Nos siga no Google Notícias