ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Empresários ganham mais tempo para instalar placas de atendimento para autistas

Fiscalizações das plaquinhas começariam neste mês, mas foram adiadas para o dia 1º de janeiro de 2020

Maressa Mendonça | 09/10/2019 17:11
Símbolo do Transtorno do Espectro Autista  deverá ser incluído nas placas de atendimento preferencial (Foto: Divulgação)
Símbolo do Transtorno do Espectro Autista deverá ser incluído nas placas de atendimento preferencial (Foto: Divulgação)

Os empresários e lojistas de Campo Grande ganharam mais tempo para instalar as plaquinhas sobre atendimento prioritário para autistas nos estabelecimentos. A instalação destas placas é obrigatória, resultado de uma lei municipal que prevê multa de R$ 800 em caso de descumprimento. As fiscalizações estavam previstas para este mês, mas devem começar só em janeiro de 2020.

Esse adiamento é resultado de uma negociação entre representantes da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Procon municipal, conforme explica o consultor jurídico da federação, Fernando Camilo. "A fiscalização começaria este mês, mas conseguimos estender o prazo haja vista que as empresas não tiveram tempo nem orientação de como proceder", comentou.

A instalação das placas é resultado da lei municipal 5.917/17. Ela torna obrigatória a inserção do símbolo mundial do Transtorno Espectro Autista nas placas de atendimento prioritário dos estabelecimentos. Hoje, as placas contemplam gestantes, idosos (específicas para 60+ e 80+), pessoas com crianças no colo ou com dificuldades locomotoras, deficientes físicos e obesos.

Essa norma entrou em vigor em fevereiro de 2018 e vale para todos os estabelecimentos públicos e privados como supermercados, bancos e casas lotéricas, farmácias, bares e restaurantes.

No próximo mês serão realizados dois seminários gratuitos sobre o tema para os empresários serem orientados sobre a lei e a importância dela.

Nos siga no Google Notícias