ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Encontro na Águas Guariroba encerra evento internacional na Capital

Nyelder Rodrigues | 12/01/2018 19:51

Foi encerrado nesta sexta-feira (12) em Campo Grande, com um encontro entre os participantes, a 1ª Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental no Brasil, que recebeu professores, técnicos e acadêmicos do Brasil, Chinle, Malásia e África do Sul. O evento foi promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

No último dia, eles se reuniram na Águas Guariroba para uma visita técnica e conheceram de perto a aplicação da mecânica de fluídos ambiental ao saneamento. Esta é a segunda vez que a Escola acontece na América Latina e a primeira no país.

De acordo com o professor da UFMS, Fabio Veríssimo Gonçalves, o que os participantes acompanharam na concessionária responsável pelos serviços de águas e esgoto na Capital, com apresentação de palestra e exposição do CCO (Centro de Controle Operacional), traz na prática muito da bagagem teórica que é desenvolvido na academia.

“Isso que a gente viu hoje na concessionária, sobre o controle de perdas, a preocupação e manutenção do sistema operacional e o conceito básico do movimento da água nas tubulações é o que desenvolvemos em projetos na universidade", comenta Fabio Veríssimo.

A Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental trouxe para Campo Grande os maiores expoentes do assunto no Brasil e no mundo para dar um curso que pudesse melhorar o entendimento sobre o princípio básico da hidráulica.

"Para nós é importantíssimo porque é um tipo de escola que acontece há alguns anos na Europa. É importante ressaltar que a UFMS teve uma força substancial de trazer cursos tão importantes para cá", pontua o professor

Seguindo o modelo das Escolas já realizadas pela IAHR (Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidro Ambiental), o curso combina teoria, experimentos e aplicações, envolvendo aulas teóricas, de campo e visitas técnicas.

Nos siga no Google Notícias