ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  03    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Encontro na Águas Guariroba encerra evento internacional na Capital

Nyelder Rodrigues | 12/01/2018 19:51

Foi encerrado nesta sexta-feira (12) em Campo Grande, com um encontro entre os participantes, a 1ª Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental no Brasil, que recebeu professores, técnicos e acadêmicos do Brasil, Chinle, Malásia e África do Sul. O evento foi promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

No último dia, eles se reuniram na Águas Guariroba para uma visita técnica e conheceram de perto a aplicação da mecânica de fluídos ambiental ao saneamento. Esta é a segunda vez que a Escola acontece na América Latina e a primeira no país.

De acordo com o professor da UFMS, Fabio Veríssimo Gonçalves, o que os participantes acompanharam na concessionária responsável pelos serviços de águas e esgoto na Capital, com apresentação de palestra e exposição do CCO (Centro de Controle Operacional), traz na prática muito da bagagem teórica que é desenvolvido na academia.

“Isso que a gente viu hoje na concessionária, sobre o controle de perdas, a preocupação e manutenção do sistema operacional e o conceito básico do movimento da água nas tubulações é o que desenvolvemos em projetos na universidade", comenta Fabio Veríssimo.

A Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental trouxe para Campo Grande os maiores expoentes do assunto no Brasil e no mundo para dar um curso que pudesse melhorar o entendimento sobre o princípio básico da hidráulica.

"Para nós é importantíssimo porque é um tipo de escola que acontece há alguns anos na Europa. É importante ressaltar que a UFMS teve uma força substancial de trazer cursos tão importantes para cá", pontua o professor

Seguindo o modelo das Escolas já realizadas pela IAHR (Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidro Ambiental), o curso combina teoria, experimentos e aplicações, envolvendo aulas teóricas, de campo e visitas técnicas.

Nos siga no Google Notícias