Enfermeiros da Santa Casa ameaçam "cruzar os braços" se 13º salário não for pago
Categoria vai realizar uma assembleia amanhã (21) para deliberar sobre uma possível greve
Diante do atraso no pagamento do 13º salário os profissionais da Enfermagem da Santa Casa de Campo Grande, podem entrar em greve a partir desta terça-feira (22). A categoria vai realizar uma assembleia, amanhã pela manhã no próprio hospital para definir quais medidas serão tomadas.
Nesta segunda-feira, os trabalhadores receberam uma nota dos gestores do hospital, informando que depende unicamente da secretaria de saúde do município para o depósito, "mas sem prazos ou qualquer previsão de data para o pagamento", diz nota do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul).
Conforme as leis trabalhistas a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro, contudo, nenhum dos valores foram depositados nas contas dos profissionais.
“Quanto trabalho em 2020, ainda mais durante a pandemia e todos cumpriram com o seu trabalho, dando o melhor de si. Agora, momento em que os profissionais precisam do 13º salário, um direito garantido, se deparam com esta situação lamentável. A categoria não descarta cruzar os braços, para cobrar o pagamento", completa o sindicato.
Crise em meio a pandemia - Na semana passada, os médicos do hospital também anunciaram uma possível paralisação, devido aos atrasos nos pagamentos dos décimos atrasados e até os salários. No entanto com a assinatura do acordo e a promessa dos pagamentos serem efetuados assim que o valor chegar para o hospital, suspenderam a paralisação que começaria no último sábado (19). Contudo, o dinheiro ainda não chegou ao bolso dos funcionários