ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Erros em lei de Olarte impedem doação de áreas à Igreja e sindicato

Osvaldo Júnior | 13/09/2017 16:18
Secretário José Marcos Fonseca explica os problemas na lei de desafetação (Foto: Osvaldo Júnior)
Secretário José Marcos Fonseca explica os problemas na lei de desafetação (Foto: Osvaldo Júnior)

Erros em lei sancionada em 2015 pelo então prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, são as motivações para o município não efetivar doação e permuta de parte de área, respectivamente, para o Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul) e Arquidiocese de Campo Grande.

A área está no cruzamento das ruas Raul Pires Barbosa e Augusto Antônio Mira, no Bairo Chácara Cachoeira. Devido a erros, a Lei 5.608, de 17 de agosto de 2015, que autoriza o município a desafetar, desdobrar, alienar ou permutar área pública, pode ser revogada. Com isso, os terrenos não serão mais destinados ao Setlog e à Arquidiocese.

A informação foi dada na tarde desta quarta-feira (13) pelo titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), José Marcos da Fonseca. De acordo com ele, antes de possível revogação da lei, a PGM (Procuradoria Geral do Município) irá analisá-la.

Conforme o secretário, há dois erros na Lei 5.608: informação incorreta do tamanho da área e ausência de artigo de reversibilidade.

A lei afirma que a área no Bairro Chácara Cachoeira mede 15.125,3 m². No entanto, de acordo com Fonseca, levantamento topográfico verificou que o tamanho correto é de 14.727 m². A diferença é de 398 m².

O outro problema é que a lei não tem artigo de reversibilidade, que é de praxe. Esse artigo determina, expressamente, que o imóvel deve ser revertido ao município caso a finalidade para o qual foi doado não seja cumprida.

Com os dois erros, a lei será, possivelmente, revogada. O próximo passo será a análise pela PGM. A revogação da lei não significa que a prefeitura não mais doará (ou permutará) áreas ao Setlog e à Arquidiocese. “Vamos conversar com eles e ver outro local”, afirmou o secretário.

Por permuta, a Arquidiociose receberia 5 mil m² de área, com projeto de construção de santuário. Já o Setlog seria beneficiado com a doação de 2 mil m². Sobrariam 8.125 m². No entanto, como a medição na lei está incorreta, a área restante é menor.

O prefeito Marcos Trad conversa na tarde de hoje com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, sobre o assunto.

Desafetação – No total, a Prefeitura já concluiu 12 processos de desafetação (retomada de áreas). Os terrenos estão sendo vendidos no valor total de R$ 33,42 milhões.

Nos siga no Google Notícias