ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Escorpiões que "fecharam delegacia" também tiram a paz de vizinhos

Mulher afirma que encontrou 6 animais só este ano; delegacia na região interditou unidade para dedetização nesta sexta-feira

Mirian Machado e Bruna Marques | 26/02/2021 13:37
Marileide encontrou o último dentro da ração do cachorro (Foto: Henrique Kawaminami)
Marileide encontrou o último dentro da ração do cachorro (Foto: Henrique Kawaminami)

Moradores da região do Bairro Recanto dos Pássaros vivem em alerta durante os períodos de chuva. É só cair água do céu que os animais peçonhentos começam a aparecer nas casas. Uma moradores afirmou que só esse ano encontrou 6. A infestação de escorpiões fez fechar a Sétima delegacia de Polícia Civil nesta sexta-feira (6) para dedetização.

Diarista em uma casa na Rua Cosalpina Costa Monteiro, Maria Helena de 52 anos contou à reportagem que é só chover para que ela receba a visita de escorpiões.  “Tinha muito medo de, mas após matar tantos perdi  um pouco esse medo”, disse, afirmando que só esse ano já achou seis.

Maria Helena encontrou seis escorpiões só este ano (Foto: Henrique Kawaminami)
Maria Helena encontrou seis escorpiões só este ano (Foto: Henrique Kawaminami)

Maria Helena disse que os proprietários sempre fazem dedetização, mas acredita que são os terrenos com mato e entulhos que chamam os bichos. “Já achei no ralo, no quarto, no banheiro. Todo mundo aqui tinha que limpar os quintais porque coloca em risco a saúde deles e dos vizinhos. Tem que dedetizar as casas”, reclama.

Na casa da esteticista Marileide Pedroso de 52 anos não é diferente. Ela deu de cara com os animais peçonhentos por duas vezes esse ano e tem feito de tudo para evitar que os escorpiões continuem aparecendo. “As vezes ele aparecia o box do banheiro. Agora a gente usa e fecha o ralo”, conta.

No mês passado um escorpião de tamanho médio apareceu na ração do cachorro. Marilene matou a chineladas. Eu sempre estou carpindo. A piscina é limpa pelo piscineiro duas vezes por semana. Dentro de casa eu limpo com querosene”, explica

A sétima delegacia de Policia Civil anunciou que não haverá expediente nesta sexta-feira, pois será feito o trabalho de dedetização no prédio para o combate de infestação de escorpiões que ocorreram após as chuvas. O atendimento na unidade policial retornará na segunda-feira (1°).

Fiozruz faz orientações para evitar que animais apareçam em casa (Arquivo/Henrique Kawaminami)
Fiozruz faz orientações para evitar que animais apareçam em casa (Arquivo/Henrique Kawaminami)

Prevenção: Para evitar esse tipo de animal peçonhento em casa, a Fiocruz faz algumas recomendações:

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado.

Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Nos siga no Google Notícias