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Capital

Estacionar no Centro deve subir 15%, de R$ 2,40 para R$ 2,78 neste mês

Valor do reajuste seguiu critérios do contrato e foi aprovado ontem pelo conselho de regulação da Agereg

Tainá Jara | 05/02/2020 15:46
Valor estadual da hora do estacionamento é de R$ 2,40 (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Valor estadual da hora do estacionamento é de R$ 2,40 (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)

O estacionamento na região central de Campo Grande deve saltar de R$ 2,40 para R$ 2,78. O valor apresentado pelo conselho de regulação da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos), nesta terça-feira, representa um aumento de mais de 15%, bem aquém do pleiteado pela Flexpark, responsável por administrar cerca de 2.100 vagas na cidade, que pediu R$ 3,50.

De acordo com o diretor-presidente da Agereg, Vinicius Leite Campos, a empresa entrou com o pedido de reajuste anual, em janeiro deste ano. Para o cálculo, foram considerados os critérios estabelecidos em contrato, assinado em 2002, para chegar ao valor de R$ 2,78. “Nós consideramos a inflação do período entre abril de 2017 até janeiro de 2020. Já que foi em abril de 2017 que foi concedido o último reajuste que temos registrado”, justificou.

Desde o ano passado, a Flexpark e a prefeitura estão em queda-de-braço na Justiça pelo valor cobrado pela hora do estacionamento. O valor de R$ 3,50, pleiteado neste ano pela empresa, considerou decisão favorável concedida, no ano passado pelo juiz Marcelo Andrade Campos.

Na época, ele acatou o pedido da empresa e determinou reajuste de 37,5% nos serviços, que colocavam o valor de R$ 3,30. A prefeitura recorreu da decisão e o caso ainda tramita.

A Flexpark alega que em 18 anos recebeu reajuste apenas quatro vezes, embora o contrato estabeleça revisão anual do valor.

Helion Porto, sócio-proprietário da Flexpark, afirmou que qualquer reajuste sancionado pela prefeitura será acatado pela empresa. “Está muito difícil para nós. Nós não vamos estar abrindo mão de qualquer reajuste”, explica. A esperança para ressarcimento de valores está na Justiça. “Ela vai deliberar no futuro se temos razão ou não”.

O empresário destacou que a empresa tem investido em tecnologia para facilitar o serviço de aquisição de horas para serem utilizadas no estacionamento. No futuro, eles esperam aperfeiçoar o serviço e o aplicativo ser capaz inclusive de indicar as vagas disponíveis para o motorista na região central.

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