A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

12/04/2011 17:20

Acadêmica da UFMS reconheceu estuprador pelas diversas tatuagens

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira

Ele é fugitivo do semiaberto

Autor da violência sexual é ex-presidiário e foi reconhecido pelas tatuagens. (Foto: João Garrigó)Autor da violência sexual é ex-presidiário e foi reconhecido pelas tatuagens. (Foto: João Garrigó)

A universitária vítima de estupro nessa segunda-feira, em Campo Grande, reconheceu o autor do crime pelas diversas tatuagens que ele tem pelo corpo. Ele foi preso no fim da tarde desta terça-feira e foi identificado como sendo Robson Vander Lan, 29 anos, ex-presidiário e fugitivo do regime semiaberto, segundo a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Ele foi preso no bairro Tiradentes, na Capital, pela Polícia Militar.

De acordo com a delegada Christiane Gross, responsável pelas investigações, a acadêmica do curso de graduação em Química da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) declarou que o autor da violência sexual tinha várias tatuagens pelo corpo.

A estudante descreveu o autor aos policiais, que mostraram a ela fotografias de pessoas com as características indicadas. A jovem então identificou Robson como sendo o homem que a violentou sexualmente nas proximidades do Lago do Amor, no campus da instituição federal de ensino superior.

Três das tatuagens foram decisivas para o reconhecimento: a do “coelhinho da playboy” de cabeça para baixo em uma das coxas e duas suástica em duas partes do corpo, sendo uma perto do peito e outra em uma das panturrilhas. As figuras de cor verde, típicas de presidiários, também foi outra informação importante passada pela vítima à Polícia.

Testemunhas também reconheceram Robson. Uma delas é uma mulher que, conforme declarou a Polícia, acredita que não foi abordada por ele porque passou uma viatura policial no momento em que estavam próximos.

A universitária disse à Polícia que Robson a abordou com um canivete e disse que era um assalto. Como ela não tinha nada de valor, ele a levou, sob ameaças, para um local com menos movimento onde cometeu a violência sexual.

Após o crime, o autor fugiu de bicicleta e passou pela avenida Interlagos, em alta velocidade em meio a outros veículos. Um deles teve até que frear bruscamente para evitar um acidente.

Material apreendido na casa da tia de Robson. (Foto: João Garrigó)Material apreendido na casa da tia de Robson. (Foto: João Garrigó)

A Polícia esteve na casa de familiares de Robson, no Jardim Centenário, onde apreendeu a bicicleta usada por Robson, a máquina de fazer tatuagem e uma pasta com figuras para serem tatuadas (mostruário).

A delegada explicou que o estado emocional da vítima contribuiu para identificação rápida do autor. Segundo Christiane, a jovem é bastante equilibrada e foi precisa nas informações repassadas.

De acordo com a delegada, Robson tem passagem por estupro quando adolescente, e há cerca de 10 anos matou a namorada grávida.

Protesto- Estudantes da UFMS protestaram nessa segunda-feira. Após a manifestação, a instituição decidiu reforçar a segurança no campus.



Quando li os comentários acima parabenizando os policiais, tanto PM como PC, pela prisão do meliante, fiquei pensando : Isso deve ser brincadeira, SÓ PODE SER. Vcs não lêem os jornais??? O vagabundo SE APRESENTOU À POLICIA E FOI LIBERADO. Não fugiu porque não quis. Excelente trabalho??? Um indivíduo com pendências judiciais se APRESENTA À POLICIA, DIZ QUE TEM UMA PENDÊNCIA E, PASMEM, É LIBERADO. MOTIVO : OS IMCOMPETENTES DOS POLICIAIS NÃO ENCONTRARAM NADA QUE PUDESSE DESABONAR A CONDUTA DO MESMO. Detalhe : O meliante estava na condição de FUGITIVO DO REGIME SEMI-ABERTO. Como ele mesmo disse, em entrevista : " SE EU QUISESSE FUGIR OS POLICIAIS NÃO TERIAM ME ENCONTRADO". Ação digna de elogio e reconhecimento??? A nossa sorte é que o criminoso resolveu ir até à delegacia e "dar essa canja" ao policiais, que mesmo assim não tiveram competência para prendê-lo no ato. De pensar que OS POLICIAIS AINDA REINVINDICAM AUMENTO DE SALÁRIO...PIADA??? Vamos torcer para que todos os bandidos tenham "essa consciência de procurar a delegacia mais próxima e se entregar". Mas só isso não é suficiente, temos que rezar muito para que os policiais consigam, pelo menos, procurar no sistema quem tem ficha criminal e aprendam a fazer uma abordagem correta. Como é mesmo que eles dizem? Abordagem OSTENSIVA? SÓ SE FOR DO BANDIDO...
 
Luana de Carson Souza em 08/06/2011 11:11:45
foi preso parabéns pra policia belo servico,,, mas nada adianta a policia correr atras prender pra leis deste brasil por ele na rua daki uns dias,, tem morrer na cadeeia vai esperar o que mais pra prova qe é bandido mesmo,,,,, qto a moça tem pedir indenizãção mesmo pois nada vai pagar que vc passou , mas pelo menos o povo age certo qdo escolher esse politicos que no quer saber de nada muito menos da seguranca da população,
 
rosilene Leonel em 08/06/2011 07:21:54
É isso ai policiais militares, voces demostraram competencia no que voces fazem , e nao ficar lamentando de quem é o preso,de quem deveria prender, o importante que todos são policiais , estão ai para prender investigar , nao ficar discuntindo quem tem a missão de prender , agora senhor governandor vamos remunerar melhores esses herois , porque trabalhar com esse salario ai, só heroi mesmo , defender a sociedade com o sacrificio da propria vida esse é o juramento desses herois.acorda deputados , senandores , governador !!!
 
joao viana em 13/04/2011 12:00:46
parabens á policia civil e policia militar pelo trabalho, vemos que tem homens serios trab em defesa da população obrigado Samuel da Policia civil, cabo Cesar da Policia militar soldado Isaias da Policia Militar PARABENS
 
luiz claudio gomes em 13/04/2011 11:52:26
E a turma dos Direitos Humanos????
Eles irão visitar o dito-cujo para ver se não sofrerá abusos na cadeia... ... ou visitará a vítima e proporá um processo de indenização pelo Estado e pela universidade?
Quem acredita que essa turma se manifestará façam suas apostas naquela banquinha que também vende crédito de parquimetro..
 
Orlando Lero em 13/04/2011 11:14:36
E o Poder Judiciário... sempre incompetente para avaliar o perfil dos detentos que serão liberados. Juízes deveriam responder. Esse estuprador não vai demorar a sair, com apoio do poder judiciário e cometer novos crimes...
 
Luiz Alberto Petroli em 13/04/2011 10:22:47
Meus parabéns pela gloriosa ao invés de ficarmos em um emepurra empurra de responsabilidades deiviamos todos estar preocupados com a segurança de toda sociedade que é dever de nos policiais não so militares comos civis e não so em promoção o trabalho de segurança é um compromisso sério e não um epsódio de cinema vamos preocupar com a solução da segurançae não com problemas internos de administração precisamos refletir ou então pede para sair!!!!!!!!!!!
 
Éder gomes em 13/04/2011 09:18:00
agora toda vez que se prende um bandido, tem que se dar parabens para o comando sargento , policial ciivil, que isso eles recebem para fazer isso, somente a obrigaçao, e outro nao existe esse negocio e policia contra policia , cada um faz sua funçao e ta bom demais, e por essas coisa que nos civis chegamos numa delegacia para dar queixa somos tratados como se fossemos bandidos irndo na delegacia pedir para nao nos prender, rapaz todos devem fazer sua parte cidadao respeitar as leis, a policial fazer a parte dele, e outra se trabalhassem mais no sentido de acompanhamento muita coisa seria evitada. nao sou contra policia ninguem sou um cidadao de boa, so nao fico babando em ninguem porque sei que na minha funçao eu tenho que faze-la bem feita e so cobro isso de todos.
 
luiz fernandes em 13/04/2011 09:09:18
É quase impossivel solucionar o problema da disputa que existe entre a polícia civil e militar, e olha que esse problema é antigo e não é exclusividade do MS, embora a CF ter deixado bem claro o papel de cada instituição é praticamente impossivel limitar na pratica a atuação de cada uma, quem nunca viu, por exemplo viaturas caracterizadas da polícia civil, alguns agentes até andam fardados, realizando patrulhamento nas vias da cidade por outro lado há policiais militares denominados P2 que realizam trabalhos de investigação, ou seja o que se vem buscando é o fim não estão se verificando os meios para isso, quando dá certo toda a sociedade aplaude e até elogiam por alguns dias, mas quando dá errado os agentes envolvidos geralmente ficam anos respondendo e muitas vezes a sentença vem bem antes do julgamento prolatada pela opinião pública. Tenho a impressão que a solução não é fácil e também não há ninguem com coragem o suficiente para levar a frente pois ela só será possivel com reformas drasticas nesse sistema, que já se mostrou falido para ambas as instituições, no final quem sofre é a sociedade e quem paga são os policias civis e militares que estão na ponta da lança.
 
jose da silva em 13/04/2011 08:57:53
Que piada as pessoas parabenizando a Polícia Militar, na verdade se ela tivesse feito bem o papel dela esse crime não teria ocorrido "Testemunhas também reconheceram Robson. Uma delas é uma mulher que, conforme declarou a Polícia, acredita que não foi abordada por ele porque passou uma viatura policial no momento em que estavam próximos." Se a PM tivesse abordado esse cara antes nesse episódio, teria checado que ele era fugitivo e não teria acontecido a violência sexual....agora vem esses PMs deixarem comentários aqui elogiando eles mesmo....se tivessem abordado o cara, ja me espanta o fato da viatura estar fazendo ronda, ao invés de ficar parada nos postos policias de conversa fiada...
 
lucas figueiredo em 13/04/2011 08:49:33
Estava lendo os comentários e respeitando a manifestação de cada um não pude deixar de me manifestar a respeito do que escreveu a Fernanda Muniz. Dona Fernanda, sou pai de um policial militar que apesar de ter pedido para ele seguir uma outra carreira mesmo assim ele preferiu ser PM. Perdoe-me mas a senhora está absolutamente errada em relação ao Comandante Geral da PM, o Coronel David. Segundo o meu filho o Coronel David é sem dúvida a pessoa mais admirada e respeitada da PM, pois briga, e muito, pelos policiais militares e aquilo escrito pela senhora deve ter causado náuseas nos PMs pois não condiz com a realidade. Como disse meu filho talvez a senhora nem exista, deve ser uma outra pessoa com uma dose grande de inveja das ações do coronel David. Inveja mata, imagine inveja de homem...
 
Luis Alberto Barroso em 13/04/2011 08:40:49
Bem, essa briguinha entre Polícia Civil e Polícia Militar nada mais é do que um retrocesso na nossa sociedade, rescuicio de DITADURA! Como disse o sr. Douglas, SE A PM FOSSE UMA POLICIA MAIS OSTENSIVA E DEIXASSE A PARTE INVESTIGATIVA PARA A POLICIA CIVIL a coisa seria diferente.
 
Suellen Kemp em 13/04/2011 08:28:16
Quem acompanha o noticiário policial, sabe o quanto a PM está na frente da Policia Civil, a cada dez prisões feita aqui no estado oito ou nove são feita pela a pm, em quanto policia civil está brigando por bobeira, a pm esta desempenhando o seu papel e o de sua coirmã, que tinha que estar somando com a pm demonstrando competência e não tentando dividir, criando ciúmes por parte de alguns cabeças que querem ser mais real do que o rei, no final das contas quem acaba perdendo e a sociedade.
Tenho amigos pm e civil, e quero deixar bem claro que essa guerra é la em cima é uma guerra de cabeça, enquanto os homens da atividade fim la embaixo se entende muito bem.
 
João simões em 13/04/2011 08:28:07
Ambas as polícias estão de parabéns, primeiro porque a Polícia Civil fez o seu papel investigativo, ouvindo a vítima, colhendo informações, mostrando fotos de arquivos para reconhecimento e demais detalhes e, não sendo nem um pouco pretenciosa por repassar à Polícia Militar informações de onde poderia ser localizado o criminoso para que ela, a Polícia Militar cumprisse o seu papel mesmo porque a quantidade de militares é numerosa se comparada ao quadro da Polícia Civil que já possui demasiado trabalho em a sua função que é bastante complexa. Portanto, todos estão de parabéns e quem ganha é a população quando as polícias unidas combatem os crimes!.
 
Irineu Louveira em 13/04/2011 08:20:48
Maníaco que não estupra MAIS, é maníaco MORTO...cadeia e psiquiatra não impede a prática desses Monstros doentes...Esse marginal começou a estuprar com menos de 19anos e seu "o local escolhido" era exatamente as imediações da UFMS.Várias acadêmicas foram violentadas,muitas não fizeram BO.Lembro da garota do curso de Farmácia, que teve sua genitália estraçalhada,passando por procedimento cirúrgico e após recuperação,ouvi dizer que a mesma foi morar em outra cidade.
O tal Robson,estava com problema na justiça por outro delito(ato infracional),era menor(adolescente),época que foi detido após inúmeros estupros na região do UFMS.
Mediante todo esse currículo criminal,percebe-se que é irrecuperável...
 
neyde de oliveira em 13/04/2011 08:02:20
Parabéns as duas forças, Policia Civil que investigou e chegou ate o bandido e a PM que correu atraz e prendeu o cara, as duas Policias dentro de suas competencias foram de atuação fantástica,
 
Gustavo Cesar em 13/04/2011 08:01:39
Caramba, policia aqui do MS é muito eficiente, parabéns a toda corporação da PM e PC!

O duro é que logo esse bandido ta solto. O País que gosta de passar a mão na cabeça de bandido viu. E se a policia da um "jeito" nesse cara, logo vem o "direito dos mano" acabar com a vida do policial.
 
Jean Carlos dos Santos em 13/04/2011 07:51:05
Caro Douglas Ruiz, a UFMS é área federal , cabe a PF e a segurança da UFMS o combate aos crimes no local. Informe-se antes de criticar a gloriosa PM.
 
GEORGE CONRADO em 13/04/2011 07:03:54
O cara se entregou, parabéns porque ???
 
Antônio Luís em 12/04/2011 11:51:38
Sr. Malaquias..acho q o Sr. deve ser da instituição tambêm... Então acredito que o Sr. é mais informado do que os demais...Por favor caro colega..não seja demagogo...A polícia Civil identificou e um Soldado que acredito q não seja o Sr. viu a foto na delegacia e imediatamente reconheceu o autor e sabia aonde ele estava, pois tinha abordado ele hora antes. Parabêns aos Policiais Militares e tambêm a Polícia Civil...As coisas mudaram alguns anos atras.. o Sr deve ter feito um belo trabalho a alguns anos atrás...
 
Lucima Falco em 12/04/2011 11:50:09
Parabéns Policiais (não sei se civil ou militar) mas vai lá, Parabéns para ambos.


Massss................ e agora?? preso ele já foi várias vezes, e saiu e continuou destruindo vidas, será que vai sair de novo?? e repetir isso novamente??

Quando vejo casos como esse, e aquele do casal que foi violentado na véspera das festas de final de ano em uma chácara, penso de forma muito, mas muito positiva sobre o texto constitucional que diz: "Não haverá penas de Tortura. ou Tratamento Degradante"

Será que nossa sociedade Evolui de forma Equivocada??

 
Antonio Marques Lucas em 12/04/2011 10:18:29
Fico muito satisfeita que esse infeliz tenha sido preso, ele merece sofrer em dobro o que fez. Mas é uma pena que as promessas da Universidade não sejam tão verdadeiras, é preciso que haja mais cobrança por parte dos acadêmicos, professores, pais e comunidade para que a segurança seja uma prioridade dentro do campus. Respeito já, aos alunos!!! O maior patrimônio da Universidade são os profissionais que ela está formando.
 
Tatyana Oshiro em 12/04/2011 09:12:57
Muito bom o trabalho dos Policiais da PM de Campo Grande. Mas agora vamos ver se esse cara fica preso de uma vez por todas... concordo plenamente em castração. Esse cara não tem coração, matar a própria namorada e ainda grávida, isso é uma demonstração de que esse brutamontes não tem coração algum, sentimento algum. Espero que ele mofe na cadeia.
Mas agora não adianta tb nós acadêmicos ficarmos parados, temos que lutar por mais segurança na nossa Univerdade. Não é pq um estuprador foi preso que o perigo acabou. Existem outros por ai, soltos. Vamos continuar exigindo mais segurança na UFMS.
 
Ana Paula em 12/04/2011 09:00:45
PARABENS À POLICIA QUE TRABALHA, QUE PRENDE E NÃO COBRA HOLOFOTE.
 
valter antunes em 12/04/2011 08:57:16
Mais um! Mais um excelente trabalho dos valorosos homens da POLICIA MILITAR onde todos seus membros se juntaram e com perseverança,paciencia e competencia prendeu mais um tarado que estava solto nas ruas.Isso vai fazer com que a vitima se conforte um pouco mais e forte, como é continue sua vida e seus estudos.Parabens pela sobriedade e Deus te abençoe!
 
samuel gomes em 12/04/2011 08:46:00
senhor douglas ruiz, se vocês sabian onde estava o tarado e não o prenderam então a pc se omitiu, não quis trabalhar e ainda reclama, e outra coisa, o local é area federal, quem falhou na prevenção foi a reitoria. ok.
 
maria ferreira da silva em 12/04/2011 08:23:19
Deveria ser castrado e enforcado em praça pública. NADA de direitos humanos para este bandido.
 
Victor Lima em 12/04/2011 08:09:28
manda castrar.. tem uma injeção.. para isso.. a estudante não vai ter cara novamente para estudar..
 
Tatiane Rodrigues em 12/04/2011 07:43:02
É MAIS UMA VEZ O CIDADAO AJUDOU VIA 190 A CAPTURAR MAIS UM BANDIDO ! PARABENS AO QUE LIGOU 190 E DELATOU ESSE ESTUPRADOR ! ASSIM É QUE DEVE FUNCIOANAR CIDADAOS DE BEM PARABENS E CONTINUEM LIGANDO SEMPRE 190 PARA AJUDAR A LOCALIZAR BANDIDOS !
 
ROBERTO SILVA em 12/04/2011 07:38:07
PARABENS A POLICIA DE VERDADE QUE TRABALHA NAS RUAS. POIS HÁ NAS DELEGACIAS GAVETAS E MAIS GAVETAS DE CASOS PRA SEREM INVESTIGADOS E SIMPLESMENTE ESTAO LÁ. ESSA GUERRA DA PC E PM VIROU MOTIVO DE PIADA E QUEM PAGA O PATO É A POPULAÇÃO.
 
caio vinicius em 12/04/2011 07:36:19
Ele não foi preso pela PM ele entregou-se para a PM no batalhão do Tiradentes.
 
Luis Carlos em 12/04/2011 07:30:01
No mínimo ele deveria ser castrado. A universitária não foi sua primeira vítima e nem será a última. Então que se corte o mal pela raiz.
 
Bruno Nodes em 12/04/2011 07:08:56
POLICIAMENTO OSTENSIVO COM DEZ LITROS DE GASOLINA???VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO POLICIAL (PRAÇAS) JÁ!!!
 
Augusto geneton em 12/04/2011 07:02:46
Bom!! A pema ideal para esse criminoso e outros que cometem crimes dessas naturezas seria a castração inediata... Isso seria o justo... Pois daqui uns dias ou uns poucos anos ta nas ruas novamente ai outra vitima inocente podendo ser até alguem de nossa familia .. Deus nos livre...
 
Carlos Lima em 12/04/2011 06:51:05
Parabéns, Policiais Militares que fizeram a prisão desse bandido cruel, covarde.
Policiais, vocês são guerreiros!!!
 
SUELI ARAUJO LIMA em 12/04/2011 06:47:01
PARABÉNS POLICIAIS MILITARES SOLDADOS E CABOS E SARGENTOS QUE AGIRAM NA HORA CERTA COMANDANTE GERAL NÃO TEM NADA A VER O MÍNIMO QUE O COMANDANTE GERAL DEVERIA FAZER É PROMOVER OS SOLDADOS COM MAIS DE DEZ ANOS PRA INCENTIVÁ-LOS NA SUA CARREIRA QUE É UMA FALTA DE RESPEITO COM ELE !!! COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR NADA FAZ PARA MELHORAR A CARREIRA DOS SOLDADOS !!! SÓ TRABALHO E O PSICOLÓGICO DELES FICAM DESMOTIVADO!!! A POPULAÇÃO NÃO SABE DISSO!!! ACORDA GOVERNADOR CADE A CARREIRA DESSE SOLDADO QUE É PRA SER SARGENTO MEU VIZINHO É SOLDADO TEM 13 ANOS DE SERVIÇO ERA PRA ELE SER NO MÍNIMO SARGENTO AGORA TEVE UM CONCURSO INTERNO QUE SÓ PASSOU NOVATOS SEM EXPERIENCIA APENAS COM 3 ANOS E POUCOS MESES MOTORISTA DE COMANDANTE GERAL DA PM NÃO PODE SER SOLDADO NÉ MAS PASSAR PRA SARGENTE PODE E NEM TEM TEMPO PRA SAIR CABO E VAI PRA ESCOLA DE SARGENTO INDGNINA QUALQUER UM!!!
 
Fernanda Muniz em 12/04/2011 06:24:43
parabens a PM...e agora senhores policiais civis?vao acusar a PM de que?
 
cintia rocha em 12/04/2011 06:20:39
Parabéns a Polícia Militar, bom fosse se todos os casos resultassem com a prisão e condenação justa dos culpados.
 
Jéssica Laurentino em 12/04/2011 06:20:23
É Sr. André Malaquias o Sr. tem razão a PM prendeu o cara depois de todo o trabalho de investigação da Policia Civil e indicar o autor tudo fica mais fácil, agora eu te falo uma coisa SE A PM FOSSE UMA POLICIA MAIS OSTENSIVA E DEIXASSE A PARTE INVESTIGATIVA PARA A POLICIA CIVIL a jovem não teria sido vitima desse abuso ok.
 
Douglas Ruiz em 12/04/2011 06:19:00
PARABENS e ao mesmo tempo MEUS PESAMES pelo trabalho da policia. Esse monstro vai voltar pra cadeia, mas breve muito breve ele estará solto nas ruas. Sou contra a pena de morte, mas sou a favor da prisao perpetua. O governo tem que construir uma cadeia no meio da amazonia, e colocar esses condenados pra trabalhara com uma bola de ferro no tornozelo, no cultivo de arroz e feijao pra que nunca venha faltar merenda escolar nas escolas.
 
Amarildo Aquino em 12/04/2011 06:15:04
Este estrupador tem passagem por estupro quando adolescente, e há cerca de 10 anos matou a namorada grávida. O que este mal elemento esta fazendo solto ? É brincadeira esta nossa justiça no Brasil.
 
americo castro em 12/04/2011 06:10:16
PARABÉNS, PARABÉNS para a POLÍCIA MILITAR pelo excelente trabalho!.

PARABÉNS ao Comandante Geral da Polícia Militar

 
Dagoberto em 12/04/2011 06:09:53
parabéns aos organismos policiais envolvidos na elucidação desse crime, valeu o empenho, o tirocínio, foi uma rápida resposta a sociedade.

ação digna de elogios e reconhecimento.
 
Luiz, Alexandre em 12/04/2011 06:03:08
Como sempre, não vai acontecer nada.
 
Érika Silva em 12/04/2011 05:59:58
e agora o que a polícia civil vai fazer, acusar a Pm de ter prendido o cara, fala sério PC menos conversa e mais serviço.
 
andre malaquias em 12/04/2011 05:59:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions