ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Exército ativa mega “big brother” para combater tráfico na fronteira

Kleber Clajus | 07/11/2014 16:23
Gerente de implantação do Sisfron, o general Elias Martins explica que ferramenta será "muro" virtual contra crimes de fronteira (Foto: Marcos Ermínio)
Gerente de implantação do Sisfron, o general Elias Martins explica que ferramenta será "muro" virtual contra crimes de fronteira (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto interligará forças armadas, polícias e órgãos do governo com dados colhidos por equipes fixas e móveis (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto interligará forças armadas, polícias e órgãos do governo com dados colhidos por equipes fixas e móveis (Foto: Marcos Ermínio)

O combate ao crime em Mato Grosso do Sul receberá, a partir de quinta-feira (13), reforço tecnológico com a ativação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira). A ferramenta terá por objetivo criar “muro” de proteção ao país, contribuindo com dados e imagens para operações de segurança nos 2.503 quilômetros de fronteira. Será uma espécie de "big brother" das forças de segurança para combater o tráfico de drogas e armas, contrabando e o crime organizado.

“Com o Sisfron nosso muro será virtual e nossa parede o peito de cada policial, de cada força que atua na fronteira. O sistema é um projeto de Estado para dar pronta resposta ante a conjuntura atual [do crime organizado]”, explica o general de brigada de Exército e gerente de implantação do sistema, Elias Martins.

Desenvolvido desde 2010, o Sisfron inicia suas atividades como projeto piloto em Mato Grosso do Sul. As primeiras movimentações incluem ocupação de pontos estratégicos e postos de controle, amparados por infovias e banco de dados interligando forças militares, órgãos de governo como a Receita Federal, além das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. O custo do sistema, que será ampliado a todo país, é de R$ 12 bilhões e prioriza que 75% de sua estrutura contenha produtos nacionais.

No Estado, foram instaladas 13 torres para transmissão de dados, 21 sensores fixos e dois móveis estruturando rede capaz de cobrir até 150 quilômetros das linhas de fronteira para dentro do território. Vantes (Veículos Aéreos Não Tripulados), com número ainda não informado, também reforçarão o sistema a partir de dezembro em unidades militares de Campo Grande e Nioaque.

Conforme o superintendente Regional da Polícia Federal, Edgar Paulo Marcon, mesmo que as forças de segurança monitorem fornecedores e compradores de drogas e armas, somente com o Sisfron será possível suprir “a maior deficiência que é justamente no transporte, ou seja, o ponto de saída”.

Integração – A soma de forças, segundo o general de Exército e comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), Juarez Aparecido de Paula Cunha, deve solucionar problemas com efetivo, por exemplo. “Uma barreira com policial rodoviário federal e pelotão de cavalaria do Exército terá melhor resultado. Por isso, quando nos conhecemos podemos identificar a força do outro órgão e somar”.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a integração possibilitará que se ampliem resultados conquistados em operações semelhantes a Brasil Integrado, nesta semana, que deteve 28 pessoas, além de apreender 4,8 toneladas de drogas. Ele ainda prevê o novo sistema absorva outras iniciativas existentes, como os GGI-Fron (Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira) que colaboram no combate aos crimes transnacionais.

Em relação a resposta das equipes de segurança quando identificados os crimes, o general Elias Martins comenta que ainda serão emitidas diretrizes de atuação. Com maior presença no território, os militares poderão até dar a primeira resposta, bem como ser acompanhados das forças policiais. O diferencial, no entanto, será a soma da precisão das informações do Sisfron ao trabalho das equipes de inteligência para efetuar o trabalho.

Lançamento – O lançamento oficial do sistema será realizado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, às 8h30, em Dourados. A meta para o próximo ano consiste em expandir o projeto para a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em Corumbá, além de se implantar o CRM (Centro Regional de Monitoramento) e Centro de Operações de Rede na sede do comando na Capital.

Nos siga no Google Notícias