ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Falta de exames nas unidades básicas superlota pronto socorro do HR

Michel Faustino | 26/05/2015 16:49
Atualmente, PAM do HR tem 55% pacientes a mais do que a capacidade. (Foto: Marcelo Calazans/ Arquivo)
Atualmente, PAM do HR tem 55% pacientes a mais do que a capacidade. (Foto: Marcelo Calazans/ Arquivo)

A suposta “indisponibilidade” de exames nas unidades de saúde de Campo Grande está sendo investigada pelo MPE (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e tem sido apontada como uma das principais causas da superlotação no PAM (Pronto Atendimento Médico) do Hospital Regional.

De acordo com o inquérito cívil público publicado pelo órgão nesta segunda-feira (26), a situação estaria ocorrendo em ao menos três unidades: nos Centros Regionais de Saúde dos bairros Guanandi, Aero Rancho e Coophavila ll.

Conforme o órgão, a eventual demanda reprimida nestas unidades estaria sobrecarregando o PAM do HR com casos de menor complexidade.

O hospital vem enfrentando esta situação desde o ano passado, como por diversas vezes foi divulgado pelo Campo Grande News. Atualmente, o PAM opera com 55% de pacientes a mais de sua capacidade. Ao todo são 77 leitos.

Apesar dos números, a própria diretoria afirma que grande parte dos pacientes atendidos são por demanda espontânea, ou seja, aqueles que buscam atendimento direto no hospital e não passam pela unidades de saúde. A maioria desses pacientes são do interior do Estado.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirma que ainda não foi notificada e por enquanto não deve se manifestar sobre o inquérito. No entanto, a secretaria ressalta que atualmente não existe demanda reprimida nas unidades de saúde do município e todos os exames estão sendo realizados.

Segundo a Sesau, atualmente Campo Grande conta com oito aparelhos de raio-x dispostos em UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e Centros Regionais de Saúde. Além disso, os exames cardíacos também estão sendo feitos conforme a demanda.

Nos siga no Google Notícias