ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Família de bebê morto durante tratamento para hemofilia faz passeata

Ricardo Campos Jr. | 28/03/2015 11:04
Hematoma no pescoço de Luiz (Foto: Marcos Ermínio)
Hematoma no pescoço de Luiz (Foto: Marcos Ermínio)

A família do bebê de 9 meses morto durante tratamento para hemofilia no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul faz uma longa passeata na manhã deste sábado (28) para que o caso não fique impune. Luiz Gustavo Barbosa ficou com o pescoço inchado depois que enfermeiros tentaram, sem sucesso, acessar a veia jugular para aplicar um medicamento.

O corpo do menino será exumado na próxima segunda-feira para exame necroscópico. Segundo a advogada da família, Viviane Lacerda Lopes, o hospital alega que o bebê não resistiu às complicações da doença. Entretanto, a certidão de óbito informa que ele teve compressão de vasos cervicais por hematoma.

Pai da vítima, Luís Pires Ferreira, 36 anos, diz estar revoltado com o caso. “Eu e minha esposa tivemos essa ideia da passeata para não deixar quieto o caso. Uma criança entrar sorrindo no hospital e sair morta? Convidamos nossos amigos e parentes. Reunimos umas vinte pessoas. Vamos caminhar da rua Trindade até a avenida Afonso Pena em direção à praça Ari Coelho”, relata.

Complicado – Segundo ele, o menino faz uso de uma substância conhecida como Fator FVIII para o tratamento da hemofilia. Levado a equipe fez várias punções para administrar o medicamento. Sem sucesso, liberaram a criança.

No dia seguinte, a mãe notou que um hematoma começou a se formar no pescoço. “Eu estava no trabalho e minha esposa ligou para mim desesperada. Levamos ele ao hospital. A médica de plantão disse que não podia fazer nada porque não era a médica dele. Quando a doutora chegou, já era tarde demais. Era o último suspiro dele [filho]. Foi para a UTI, mas não resistiu”, relata.

“Nós suspeitamos que a morte tenha sido causada por falta de oxigenação. A informação da certidão foi divergível ao que disse a mãe”, comentou a advogada da família.

O atestado também cita hemorragia pulmonar, edema agudo de pulmão, hemofilia, anemia e alargamento de TTPA. Os pais pedem a investigação do caso, já que Luiz Gustavo viveria uma vida normal caso continuasse com a tomar a medicação duas vezes na semana.

Viviane explicou que a autópsia não foi feita no momento da morte porque a mãe não autorizou o procedimento, pois, para ela, o bebê tinha morrido de causas naturais.
O MPE (Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul) também pediu a exumação do corpo do bebê da “forma mais rápida possível”.

Investigação - O Hospital Regional abriu sindicância para apurar o caso. Na manhã de quarta-feira (18) a família da criança registrou um boletim de ocorrência e recorreu à Associação de Vítimas de Erros Médicos do Estado alegando ter havido negligência por parte da equipe médica do HR, que atendeu o paciente.

Conforme a assessoria de comunicação do HR, o objetivo da sindicância é verificar a conduta dos profissionais durante o atendimento médico prestado ao bebê. Uma equipe interna da administração vai fazer um levantamento desde a entrada do bebê no hospital até sua saída, já em óbito. Os enfermeiros e os pais da criança serão ouvidos.

Nos siga no Google Notícias