ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Amigos se despedem de jovem morto em incêndio em prédio na Capital

Paula Vitorino | 03/10/2011 11:51

Cerimônia de enterro teve mais de 300 pessoas, entre amigos e familiares

Corpo do jovem foi sepultado em meio a orações e despedidas dos amigos. (Foto: João Garrigó)
Corpo do jovem foi sepultado em meio a orações e despedidas dos amigos. (Foto: João Garrigó)

O sorriso e a fé de Giovanni Dolabani Leite, de 24 anos, vão ficar para sempre no coração dos amigos e familiares. Esse foi o sentimento em comum entre as mais de 300 pessoas que foram prestar suas últimas homenagens durante o velório do jovem publicitário morto por intoxicação na madrugada de ontem, após o incêndio do Edifício Da Vinci.

O corpo de Giovanni foi enterrado na manhã desta segunda-feira (3), no cemitério Jardim das Palmeiras. Desde o início do velório, por volta das 17h de domingo, a cerimônia foi marcada por orações e despedidas.

Uma missa foi celebrada na noite de ontem, na capela onde o corpo era velado. A noite foi de vigília para os amigos e familiares, que exerceram a principal mensagem de Giovanni: a fé em Deus.

“Agora o que vai ficar é a alegria e todas as coisas de bom que ele nos transmitia. Ele nos ensinava a chegar até Deus e Maria, tendo fé para enfrentar qualquer obstáculo”, lembra o estudante Leonardo Borges, de 27 anos.

Giovanni era portador de necessidades especiais e tinha dificuldades de locomoção, andava com muletas. O publicitário há cerca de dois anos sofreu um acidente grave de carro, há duas quadras do prédio, e ficou em estado grave. Há um ano, sofreu outra dor com a morte do pai.

Ele tem um irmão, que casou recentemente e deixou a casa dos pais, e duas irmãs só por parte do pai. “Era ele quem ficava ao lado da mãe em todo momento, assistia filme, dava força para ela superar a perda do marido. Ele era o companheiro na casa”, diz Leonardo.

A mãe de Giovanni, Suzana Leite, teve de ser hospitalizada ontem por conta da quantidade de fumaça que inalou. Hoje, ela não conseguiu acompanhar o cortejo até o enterro e saiu carregada da capela.

A primeira-dama, Beth Puccinelli, foi até o enterro para prestar solidariedade a Suzana, que é proprietária de uma escola de balé em Campo Grande. “Minha filha, a Denise, fez balé durante muitos na escola da Suzana e criamos uma afinidade com a família deles. Fiquei sabendo hoje de manhã do que aconteceu, uma tristeza”, diz.

Jovem é lembrado por sua força, fé e o sorriso sempre aberto. (Foto: Reprodução)
Jovem é lembrado por sua força, fé e o sorriso sempre aberto. (Foto: Reprodução)

Força e fé - A superação e a coragem do publicitário, que se formou em 2009, também são lembradas com a frase dita por ele em um encontro do Cursilho – retiro de jovens- há cerca de um mês.

“Por tudo que passei na minha vida, tantas vezes que quase morri, mas consegui superar e perdoar tudo. Hoje estou aqui, a minha vida é um milagre”.

O jovem era participante dos movimentos da juventude Católica: Cursilho, Acampamento Sênior e Segue-me. Ele também atuava como catequista e participava de diversas atividades voluntárias.

“Mesmo sendo portador de necessidades especiais, ele nunca deixou de participar de uma missa e de nenhuma atividade. Sua força é um exemplo”, diz a jornalista Deise Helena, de 27 anos.

A publicitária Ariani Mortari, de 27 anos, também ressalta a espiritualidade do jovem. "Ele era uma pessoa que poderia dar todas as desculpas para não crer em Deus e ficar em casa, mas a sua fé era enorme. A intimidade dele com Deus era algo muito bonito”, diz.

Tragédia - Na noite de sábado, Giovanni estava em um grupo de oração na casa de amigos. Ele voltou para casa cerca de 20 minutos antes da tragédia - por volta das 2h.

“Estávamos em oração, louvando a Deus e, lembrando agora, foi como uma despedida dele”, conta o funcionário público, Eduardo Ahad, de 26 anos.

Giovanni morava com a mãe no 16° andar do prédio. O apartamento que pegou fogo no aquecedor é do 9° andar, mas a fumaça tomou conta de todo o prédio e das escadas de emergência.

De acordo com os amigos, o jovem conseguiu descer as escadas junto com a mãe até o 5° andar, quando ela desmaiou por conta da fumaça e Giovanni entrou em desespero.

“Ele ficou desesperado, não conseguiu mais descer e desmaiou também”, diz Eduardo.

Segundo informações dos bombeiros, o publicitário morreu antes de chegar ao pronto socorro.

Na manhã de sábado, ele deu testemunho para um grupo de catequese e disse: "Sei que vou morrer cedo, já falei para Deus me levar, mas Ele ainda tem uma missão para minha vida antes de eu ir".

O publicitário era doador de órgãos e a informação preliminar é de que as suas córneas foram doadas. No entanto, a reportagem não conseguiu confirmar a informação com a família.

Outras quatro pessoas continuam internadas em estado grave por conta do incêndio. Os responsáveis pelo prédio ainda se pronunciaram e as investigações aguardam o laudo da perícia.

Nos siga no Google Notícias