ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Fechado há quase três meses, Parque Ayrton Senna tem futuro indefinido

Flávia Lima | 30/08/2015 11:42
Parque está com parte da cobertura retorcida e sem pintura. (Foto:Fernando Antunes)
Parque está com parte da cobertura retorcida e sem pintura. (Foto:Fernando Antunes)

O que era para durar apenas dez dias, já se prolonga por quase três meses. Interditado devido a irregularidades, que representavam risco à segurança e à saúde dos frequentadores, o Parque Ayrton Senna, localizado no Bairro Aero Rancho, permanece fechado, prejudicando lazer de pelo menos duas mil pessoas que tinham o hábito de utilizar o local para práticas de lazer e esportivas.

A infestação de pombos provocou um acúmulo de fezes nas estruturas metálicas do ginásio, sanitários, quadra de esportes e salas operacionais do parque, que também não dispõe de rotas de fuga, implantação de brigada de incêndio, instalação de hidrantes e boia salva vidas nas piscinas.

As denúncias feitas em junho pela própria Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foram encaminhadas à 34ª Promotoria de Justiça, que requisitou a interdição do local após vistoria do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, o então coordenador de parques e áreas verdes da Funesp, Wilson Benedito Guedes, havia dito que existia um projeto prevendo a reestruturação e adequação do parque, que estava sendo elaborado desde o inicio doano, porém, devido a questões burocráticas, não teve andamento.

Os gêmeos Ryan e Ruan perderam o espaço para brincar com a bicicleta. (Foto:Fernando Antunes)
Os gêmeos Ryan e Ruan perderam o espaço para brincar com a bicicleta. (Foto:Fernando Antunes)

De acordo com o laudo de interdição, que ainda pode ser visto no portão de entrada, as atividades esportivas e recreativas desenvolvidas no local também não tinham fiscalização, além do parque deixar de cumprir normas de segurança.

A prefeitura tinha um prazo de 30 dias para encaminhar o projeto de readequação e a partir daí uma nova vistoria deveria ser realizada.

Agora, com a troca de prefeito, a interdição do parque permanece indefinida e deve se prolongar até que o cenário político recupere a estabilidade.

Segundo o tenente-coronel Joilson de paula, que na época do fechamento do parque compunha a assessoria do Corpo de Bombeiros, a prefeitura chegou a encaminhar vários projetos arquitetônicos a uma empresa que iria providenciar as alterações, porém ele não sabe informar se entre esses projetos está o do Ayrton Senna.

Enquanto a situação não se resolve, os moradores das imediações reclamam da falta de opção no bairro, principalmente para levar as crianças nos finais de semana. É o caso da estudante Luciana Freitas, que na manhã deste domingo (30) passeava com os sobrinhos gêmeos Ryan e Ruan Alexandre Gomes, de cinco anos, nas imediações do Ayrton Senna.

O marceneiro Rodrigo Liocalos transferiu as corridas para a área externa do parque. (Foto:Fernando Antunes)
O marceneiro Rodrigo Liocalos transferiu as corridas para a área externa do parque. (Foto:Fernando Antunes)

Ela conta que os meninos perderam o principal espaço de diversão e sempre que passam em frente ao parque, questionam a razão por não poderem mais entrar no local. Como os irmãos não dispensam um passeio de bicicleta, acabaram perdendo a diversão, já que os pais não ficam tranquilos em deixar as crianças brincando na rua.

"Durante as férias escolares eles só ficaram em casa. É uma pena, porque o parque é um ponto de reunião das famílias e ambulantes do bairro. Todo mundo tomava tereré no local no final do dia", diz Luciana.

A mãe da estudante, a dona de casa, Irani Aparecida Freitas, reclama que não muito longe dali, há um espaço que deveria ter se transformado em uma praça, mas no momento acumula apenas lixo, mato e até móveis quebrados. Irani diz que a promessa vem desde a administração do ex-prefeito Nelsinho Trad, mas até o momento, nada foi feito. "Poderia ser uma opção até o parque reabrir, mas agora acho que não vai sair mais do papel", afirma.

O marceneiro Rodrigo Liocalos também precisou alterar sua rotina de atividades físicas. Acostumado a correr todos os dias no parque, agora resta a calçada para praticar os exercícios. Mesmo fechado ao público, o marceneiro conta que funcionários da prefeitura podem ser vistos dentro do parque durante a semana, mas não é possível saber se estão realizando reparos. "Essa semana vi um caminhão descarregando concreto, mas não vi melhorias ainda", diz.

Enquanto permanece interditado, o parque já apresenta deteriorações em alguns setores, como na parte frontal de uma das laterais da cobertura, que está retorcida devido a uma ventania. "Se nem a saúde do município mereceu atenção especial, imagine um parque. Vai ficar por último", ressalta.

Nos siga no Google Notícias