ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Fora do ar há meses, sensores para alerta de enchente aguardam licitação

As 50 estações pluviométricas da Defesa Civil que indicavam a quantidade de chuvas em diferentes pontos da Capital estão inoperantes

Izabela Sanchez | 22/04/2019 11:29
Alagamentos na Via Parque, próximo ao Parque das Nações Indígenas. (Foto: Direto das Ruas)
Alagamentos na Via Parque, próximo ao Parque das Nações Indígenas. (Foto: Direto das Ruas)

Desde o final do ano passado, os 50 sensores das estações pluviométricas – espalhadas na região central e nos bairros de Campo Grande para medir quantitativo de chuvas e alertar sobre alagamentos, estão “inoperantes”. À espera de licitação e parte de um novo plano de drenagem da Prefeitura, a previsão é que voltem a funcionar apenas em 2020.

Coordenador de proteção da defesa civil municipal, que operava os equipamentos, Armindo de Oliveira Franco afirma que o contrato com a empresa que fazia o trabalho nas estações acabou e ainda aguarda nova licitação. Quando voltarem, os equipamentos serão somados a um centro de gerenciamento, chamada pela Prefeitura de "sala de situação".

“Estamos em fase de negociação, para reativar o monitoramento e criar um centro de gerenciamento de emergências climatológicas. O objetivo é cuidar da chuva e do período de estiagem, também monitorar sistemas de incêndios urbanos e florestais. Estamos em fase de negociação e no início do ano que vem estaremos funcionando”, afirmou.

Titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) Rudi Fioresi declarou “esperar” que a licitação para os 50 sensores fique pronta antes do final do ano.

“Está preparando o termo de referência para contratar uma empresa para fazer o monitoramento e manutenção dessas estações. Estamos fazendo outro termo para licitar uma contratação de todo cadastro de drenagem do município e instalação de uma sala de situação de software, conforme o plano de ação de drenagem. Antes do final do ano pode ser que saia, agora o outro [sala de situação] é uma licitação um pouco maior”, declarou.

Plano de ação contra enchentes – No dia 29 de março o prefeito Marquinhos Trad (PSD) reuniu vereadores e técnicos para discutir um plano de ação contra enchentes. Na ocasião, o prefeito anunciou, além da intenção de criar a “sala de situação”, a contratação de uma empresa que vai elaborar o mapeamento da drenagem na cidade.

A ideia é ter a participação de todos, parlamentares e técnicos, na elaboração do Plano Municipal Contra Enchentes, com projetos e metas em curto, médio e longo prazos. A prefeitura ainda busca recursos junto ao governo federal para viabilizar as ações.

O monitoramento em dias de chuva apontará por exemplo, duração dos temporais, locais com maior índice pluviométrico, mas não ficará só nos impactos pela cidade. A proposta é trabalhar como um sistema de alerta, assim como previsto em barragens, para avisar quando e onde vai chover aos moradores, Defesa Civil e Agetran, evitando prejuízos materiais e mortes.

Nos siga no Google Notícias