ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Fórum terá novas regras de segurança para entrada a partir de segunda-feira

Medida foi tomada como forma de aumentar a segurança nas dependências do prédio

Humberto Marques | 05/07/2019 18:00
Karmouche e Peron discutiram novas regras de acesso ao Fórum da Capital. (Foto: Divulgação)
Karmouche e Peron discutiram novas regras de acesso ao Fórum da Capital. (Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira (8), o acesso ao Fórum de Campo Grande terá novas regras de segurança. As alterações foram apresentadas nesta sexta (5) pelo juiz diretor do Foro, Flávio Saad Peron, ao presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche, a fim de orientar os profissionais de Direito. Na primeira semana, os equipamentos de vigilância estarão em fase de testes.

Já na segunda-feira, qualquer pessoa que entrar no Fórum terá de deixar os pertences em esteiras de raio-x e passar por um pórtico para detecção de metais. A entrada em funcionamento dos equipamentos integra a última fase do novo sistema de segurança, e verificará pertences e o próprio usuário da Justiça antes de entrar no prédio. O investimento nestes equipamentos e acessórios chegam a R$ 330,2 mil.

“Todos serão submetidos ao mesmo tratamento e prevalecerá o princípio da igualdade”, afirmou Peron. Além dos equipamentos, uma equipe de vigilantes vai atuar no acompanhamento das entradas e saídas.

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lembra que a resolução 104/2010, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) garante aos órgãos do Judiciário autonomia para tomar medidas que reforcem sua segurança, com a instalação de câmeras de vigilância e controle de acesso aos prédios com varas criminais, entre outros.

A adoção das medidas leva em consideração o fato de a criminalidade ter sofrido “profunda modificação nos últimos tempos”, com avanço das organizações. Além disso, aumentou a frequência de incidentes, ameaças e atentados a juízes. Tal fato foi usado como justificativa para o TJMS anunciar o fechamento do fórum de Coronel Sapucaia –a 400 km de Campo Grande– que, em meio a negociação política pela garantia de aumento no policiamento por parte do Estado, teve seu funcionamento garantido pelo Judiciário.

A obra no Fórum da Capital inclui a construção de três novas celas no subsolo e criação de um acesso para uso de presos em flagrante, trazidos pelas autoridades para audiências de custódia.

Nos siga no Google Notícias