ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

MS é o primeiro a assinar termo para casas do "Minha Casa, Minha Vida"

Nicholas Vasconcelos | 25/06/2012 17:29

Imóveis fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e do programa Casa de Polícia, do Governo do Estado

André Puccinelli (PMDB) assinou termos de acordo com 53 prefeitos. (Foto: Rodrigo Pazinato).
André Puccinelli (PMDB) assinou termos de acordo com 53 prefeitos. (Foto: Rodrigo Pazinato).

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do país a assinar o termo de acordo e compromisso com os municípios para a construção dos casas do programa Minha Casa Minha Vida 2, do Governo Federal. A assinatura foi nesta segunda-feira (25) em uma solenidade com o governador André Puccinelli (PMDB) e 53 prefeitos.

As 2.197 unidades residenciais são voltadas para famílias de baixa renda dos municípios pequenos e médios, com menos de 50 mil habitantes.

As unidades habitacionais serão construídas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul com investimento de R$ 60 milhões, com contrapartida de R$ 10 milhões.

“Os recursos são para aqueles municípios menores, que não entraram na primeira fase do programa do Governo Federal. Nossa contrapartida, por exemplo, é utilizada para oferecer a estrutura para os portadores de deficiência”, destacou Puccinelli. De acordo com Puccinelli, as casas devem ser entregues até o fim de 2014.

De acordo com o secretário estadual de Habitação, Carlos Marun, Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do país a assinar os termos graças à agilidade na articulação do convênio.“Esse acordo só foi possível com o empenho da bancada federal, em especial ao senador Moka (PMDB) e com a parceria dos bancos que agiram rápido”, afirma.

O senador Waldemir Moka (PMDB) participou da assinatura dos termos e é o relator do Minha Casa, Minha Vida. Em todo país o programa prevê a construção e reforma de mais de 2 milhões de moradia.

O financiamento dos imóveis será feito por sete bancos, de Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais e os municípios oferecem os terrenos para as construções.

Cada imóvel tem 41 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As casas serão entregues com revestimento interno e externo, pintura, além de piso cerâmico e azulejos.

Casa de Polícia

Marun anunciou ainda o lançamento de 10 unidades habitacionais do programa Casa de Polícia para Chapadão do Sul, distante 321 quilômetros de Campo Grande. O município na divisa com Goiás ficou fora do programa Minha Casa Minha Vida.

O programa oferece casas para os policiais civis, militares e bombeiros que servem em municípios fora dos que residem. As casas já são oferecidas em Maracaju e estão em construção em São Gabriel do Oeste.

Nos siga no Google Notícias