A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/05/2011 10:01

Governo quer antecipar entrega de aquário e inicia remoção de árvores

Fabiano Arruda e Italo Milhomem

Puccinelli diz que plano é entregar obra no aniversário de MS em 2013

Governador acompanha remoção de árvores e diz que obras do aquário devem durar 27 meses. (Foto: Simão Nogueira)Governador acompanha remoção de árvores e diz que obras do aquário devem durar 27 meses. (Foto: Simão Nogueira)
Máquinas iniciam trabalhos no Parque das Nações.Máquinas iniciam trabalhos no Parque das Nações.

O governador André Puccinelli (PMDB) esteve hoje pela manhã no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e acompanhou a transplantação de árvores para construção do Aquário do Pantanal. Ele afirmou que pretende diminuir o cronograma de obras para que o aquário seja inaugurado no aniversário de 36 anos de Mato Grosso do Sul, em 2013.

O cronograma inicial é de 30 meses, mas deve cair para 27, conforme Puccinelli. As obras do aquário começam dia 23 deste mês.

Foram retirados 54 ipês brancos, dois ipês amarelos, dois ipês roxos, um ipê amarelo do cerrado, uma bocaiúva, um coqueiro, uma farinheira, uma goiabeira e uma imbaúva. As 64 árvores serão replantadas.

A remoção das árvores faz parte da primeira fase de obras, referente à terraplanagem e nivelação do terreno, que deve levar 50 dias e, após este prazo, começam os serviços de fundação, segundo informações do engenheiro da Egelte, empresa que venceu a licitação, Paulo Leandro Luiz.

Cerca de 200 funcionários vão trabalhar na obras, no entanto, o número pode chegar a 400, segundo informações do engenheiro da Egelte, Egidio Vilani Comin.

Com padrões internacionais, aquário terá 7 bilhões de litros de água. (Foto: Divulgação)Com padrões internacionais, aquário terá 7 bilhões de litros de água. (Foto: Divulgação)

Aquário - Com 18,6 mil metros quadrados, equivalente a duas vezes o tamanho da Praça Belmar Fidalgo, e 24 tanques de aquários, que somam 7 bilhões de litros de água, o Aquário do Pantanal é apontado como o maior de água doce do mundo. Com dimensões e padrões internacionais, os investimentos somam mais de R$ 84 milhões.

Segundo informações do governo, serão aproximadamente 7 mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos).

A referência em pesquisas é um dos maiores diferenciais apontados. O local será composto por um conjunto de laboratórios científicos para se tornar um centro de referência em pesquisa da ictiofauna pantaneira.

Pesquisas científicas e tecnológicas vão ser desenvolvidas a fim de explorar a fauna aquática e sua preservação, bem como para o uso econômico sustentável. Esse conjunto compreende laboratórios de biologia sobre os biomas existentes no Estado.

A apresentação técnica do aquário foi realizada no dia 12 de abril, em Campo Grande. Estima-se que a obra aumente em 30% o turismo de Mato Grosso do Sul.

“Este projeto é de suma importância para Mato Grosso do Sul e para Campo Grande, principalmente para alavancar o turismo de nosso Estado. Trata-se de um projeto que projeta Mato Grosso do Sul para o mundo. O aquário será o grande vetor do desenvolvimento econômico de Campo Grande e do Estado”, afirmou, à época, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB)

Área total terá 18,6 mil metros quadrados. (Foto: Divulgação)Área total terá 18,6 mil metros quadrados. (Foto: Divulgação)
Obra deve aumentar em 30% turismo de Campo Grande.Obra deve aumentar em 30% turismo de Campo Grande.
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...


Já que o parque mais bonito e maior da cidae irá ficar mais belo,que tal um projeto com paisagismos de roseiras e flores?no parque pra que ele fique mais belo ainda? e também nas praças do rádio clube e praça Ary coelho no coração da capital.
 
antonio luis em 13/05/2011 11:03:22
Senhor Governador deveria ter vergonha em construir um monumento deste porte em uma CAPITAL que a SAÚDE pede socorro, e a educação nem se fala! Mas é lógico pra que investir em saúde educação e segurança isso gera pouca verba e uma construção da pra muita gente encher o bolso...
 
Zuleide Sanches Gonzaga em 13/05/2011 11:02:32
Parabéns ao governador Andre Puccinelli pela coragem e ousadia de construir este aquário, uma vez que iremos fomentar o nosso turismo, trazendo turistas e fazendo enriquecer nossa economia com os impostos pagos.

Realmente o estado precisa de postos de saúde, escolas, segurança... porém tudo isso se faz com dinheiro dos impostos, e com a construção deste aquário iremos diversificar nossa economia e trazer mais gente para ver o pantanal... ai vão ocupar mais os hoteis, restaurantes, taxistas, etc...

Quero lançar um desáfio ao nosso governador... que tal construir a sede própria da Governadoria... um palácio em parceria com a iniciativa privada.

A receita federal de campo grande é muito mais bonita e estruturada do que a sede do nosso governo, que parece um amontoado de divisorias...

Existe o palácio Bandeirantes em Sao Paulo, Guanabara no Rio de Janeiro e aqui...



 
Ronilço Oliveira em 13/05/2011 10:58:42
Legal, muito legal mesmo. Essa obra com certeza irá projetar nossa cidade e MS para o mundo todo. Acredito que todos nós estamos orgulhosos pois tendo mais opções de turismo, mais recursos vem, mais empregos são criados. Campo Grande vai ficar cada vez mais bonita e atraente.
 
Fernando Leiria em 13/05/2011 10:34:33
esta obra sera e vai ser muito importante para as pessoas dar valor a nossos rios e as varias especies de animais que existe na natureza ..
 
tony nogueira em 13/05/2011 10:24:08
E a Santa Casa? Esse dinheiro vestiria perfeitamente para dar um up grade nela, nos postos de saude, nas escolas, claro, devemos investir no eco turismo, para gerar renda, empregos diretos e indiretos, crescimento no turismo, que vai gerar investimentos na industria hoteleira, entretenimento etc..agora, acima do aquário, temos prioridade com saúde e educação, haja vista bem sucateadas, de que adianta por fora cheio de fermento e por dentro pão bolorento, imagine um turista estrangeiro visitando nosso aquário, precisar de uma atendimento de urgência e ser levado para nossa Santa Casa, ou para alguma UPA, ja pensaram nisto?
 
Gustavo Cesar em 13/05/2011 04:54:12
Parabens Governador !! É assim que a nossa capital fica mais bonita !! a nossa gente merece .
 
vitor eduardo cesar rojas em 13/05/2011 02:30:21
Parabéns Governador pela coragem concerteza será mais um desafio que o Senhor irá conseguir bater com êxito.

Campo Grande teve o antes e o de pois do Prefeito Andre Puccinelli e agora é a vez do Mato Grosso do Sul ter o antes e de pois do Governador André Puccinelli..

E vamos que vamos trabalhar para fazer nosso estado ficar cada vez mais lindo e organizado.
 
Paulo Massuda em 13/05/2011 01:27:07
Quando querem, ACONTECE......!!!
 
Jean Luiz em 13/05/2011 01:16:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions