ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Guarda começa a fazer testes com "big brother" na região central

Filipe Prado | 05/05/2015 14:38
A fase de testes do videomonitoramento está dentro do prazo previsto (Foto: Marcos Ermínio)
A fase de testes do videomonitoramento está dentro do prazo previsto (Foto: Marcos Ermínio)

A fase de testes do sistema de videomonitoramento da área central de Campo Grande começou a funcionar no prazo previsto, de acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja. Durante os testes, o “big brother” deve avaliar todas as falhas, para poder operar com toda a sua capacidade.

O secretário, conforme assessoria de imprensa, afirmou que o projeto segue no prazo estipulado, que a segunda quinzena de abril. Nesta fase os guardas municipais realizam treinamentos e testes nas 22 câmeras instaladas no Centro.

A região central comporta 90% dos crimes de roubos e furtos da Capital, assim Azambuja acredita que haverá uma redução “significativa” da criminalidade na região.

O Centro de Controle Operacional será instalado em frente ao Horto Florestal, sendo coordenado pela Guarda Municipal, em parceria com Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Defesa Civil. As imagens serão armazenadas por 30 dias. As câmeras têm 450 metros de alcance, geram imagens em 360º e dispositivo dia e noite.

A Rui Barbosa será a rua mais vigiada de Campo Grande. A via, no Centro da cidade, vai receber câmeras em quatro cruzamentos: com 26 de Agosto, Afonso Pena, Dom Aquino e Maracaju. O segundo ponto com maior monitoramento eletrônico será a Orla Morena. As câmeras serão instaladas nas ruas Santo Dumont, Antônio Maria Coelho e avenida Noroeste.

O sistema custou R$ 860 mil do Ministério da Justiça, com contrapartida de R$ 150 mil do município, tendo nove quilômetros de fibra óptica. As imagens serão monitoradas 24 horas, com equipe formada por seis a oito guardas municipais.

De acordo com o assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, o prazo para a instalação e testes do videomonitoramento foi cumprido, sendo que ainda não há data para a plena operação.

Nos siga no Google Notícias