ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Guardas municipais aprendem a operar equipamento para vigiar usuários de crack

Flávia Lima | 28/10/2015 14:07
Micro-ônibus tem equipamento de ponta para monitorar usuários de drogas. (Foto:Divulgação)
Micro-ônibus tem equipamento de ponta para monitorar usuários de drogas. (Foto:Divulgação)

Guardas municipais da Capital estão participando, até esta quinta-feira (29), de capacitação para operar o equipamento de videomonitoramento instalado em um micro-ônibus que irá atender o Programa Crack é Possível Vencer, do governo federal. O curso é viabilizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e técnicos do Sistema de Monitoramento da Presidência da República.

O micro-ônibus do programa conta com câmeras que vão contribuir para atender as ações da política nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. Através do equipamento, os guardas poderão visualizar as atividades de venda e consumo de drogas. No interior, o veículo é equipado com computadores de alta tecnologia e as câmeras de longo alcance.

Os guardas que participam do curso fazem parte do Crack é Possível Vencer e já passaram por treinamento anterior. O curso está entre as ações da gestão municipal que visam a integração de todas as secretarias, com o objetivo de prevenir o consumo de drogas e promover a atenção integral ao usuário de crack.

Lançado em dezembro de 2011, o programa é um conjunto de ações para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso de drogas. A proposta é ampliar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de entorpecentes, além de enfrentar o tráfico e as organizações criminosas.

As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Nos siga no Google Notícias