A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

04/09/2018 08:28

Hacker “sequestra” arquivos de clínica e pede resgate em bitcoins

O boletim de ocorrência foi registrado no fim da tarde de ontem (3) pelo gerente administrativo de uma das unidades localizada na Rua Marechal Rondon

Viviane Oliveira
Bitcoins ganham mercado em Campo Grande (Foto: arquivo/Campo Grande News) Bitcoins ganham mercado em Campo Grande (Foto: arquivo/Campo Grande News)

A clínica Campo Grande teve arquivos armazenados em computador invadidos por hackers, que bloquearam todos os dados e ainda pediram 300 dólares em bitcoins (moeda virtual baseada em criptografia). O boletim de ocorrência foi registrado no fim da tarde de ontem (3) pelo gerente administrativo de uma das unidades localizada na Rua Marechal Rondon, no Centro de Campo Grande.

O gerente contou que chegou ao local de trabalho e foi informado que o sistema de backup e folha de pagamentos estavam fora de rede. Na sequência, apareceu uma mensagem nos computados informando que os arquivos tinham sido criptografados e para reativação dos dados seria necessário o pagamento de 300 dólares em bitcoins.

Foram afetados os servidores de backup, de folha de pagamentos e de arquivos. O site da clinica está funcionando normalmente. Os hackers pedem a moeda para devolver os dados roubados porque não tem como, de forma fácil, fazer um mapeamento para um local físico. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.

Para não virar alvo desses criminosos, algumas medidas devem ser adotadas como instalar antivírus, fazer cópia de segurança de arquivos com frequência, atualizar sempre o sistema operacional e nunca abrir anexos de remetentes desconhecidos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions