A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

27/08/2017 12:46

Helicóptero que 'pediu aposentadoria' atrai sorrisos em dia no quartel

Aeronave operou por 50 anos na Força Aérea Brasileira e se aposenta em 2017

Mirian Machado
Helicóptero UH-1H da FAB se aposenta em 2017 após operar por 50 anos (Foto: André Bittar)Helicóptero UH-1H da FAB se aposenta em 2017 após operar por 50 anos (Foto: André Bittar)

O evento “Portões Abertos” neste domingo (27) no CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande atraiu bastante gente, principalmente crianças. O que não faltava nesta manhã eram sorrisos. O que se via por lá eram os olhares atenciosos e impressionados das crianças em direção às grandes máquinas do Exército.

Uma em especial, o helicóptero UH-1H, o famoso “Agazão”, que segundo o Tenente Fernando da FAB (Força Aérea Brasileira) é operado pelo esquadrão pelicano para buscas e salvamentos, chamou mais atenção.

O Agazão operou por 50 anos na FAB e esse será seu último ano antes dele se aposentar. Segundo o tenente, a aeronave que também faz operações noturnas, dependendo da missão, segue com dois pilotos, um mecânico, e dois operadores de equipamentos.

 

Helicóptero chamou atenção da garotada (Foto: André Bittar)Helicóptero chamou atenção da garotada (Foto: André Bittar)

Encantado com tudo ao redor, Pietro Sebastian Pinheiro dos Santos, de 6 anos, conta que o que mais gostou foi do helicóptero. “Eu gostei muito porque tirei foto com a arma dele e na cabine também. Tem vários botões”, contou.

Um domingo “diferente e especial” retrata Nívea Pereira Nilton, de 41 anos. Ela resolveu sair da rotina e apreciar a exposição do Exército. “Esse helicóptero, por exemplo, a gente vê na TV, mas pessoalmente é diferente”, disse impressionada.

Para Nívea, o domingo já é considerado o dia da família e um evento desses é propício. “É bom né, sair da rotina. Nós temos que viver a vida, aproveitar a família e hoje o dia está perfeito pra curtir”.

Triciclos também eram atrações durante exposição no CMO (Foto: André Bittar)Triciclos também eram atrações durante exposição no CMO (Foto: André Bittar)
Crianças se divertem e tiram fotos em cima de tanque de guerra (Foto: André Bittar)Crianças se divertem e tiram fotos em cima de tanque de guerra (Foto: André Bittar)

Durante os portões abertos, é possível tirar dúvidas sobre os equipamentos e máquinas, tirar fotos e conhecer um pouco mais sobre a vida militar. Por lá, até às 17h, também dá para ver tanques e caminhões de guerra, helicópteros, botes, barcos, exposição de triciclos, além também de vários equipamentos usados pelos militares como as pistolas, fuzis.

Há ainda várias atividades para a criançada, testes de glicemia e aferição de pressão, além de comidas e bebidas. Participam do evento equipes da Base Aérea de Campo Grande, Esquadrão Pelicano, 6º Distrito Naval entre outros.

O que mais chamou atenção de Mariano Maggi Titico da Silva, de 7 anos, foram os fuzis. A admiração pelas armas vem do pai. “É muito legal, eu gosto de ver as pistolas os fuzis, mas também gostei dos tanques e dos caminhões de guerra”, afirmou o garoto.

 

Integrantes do Grotam, um grupo de praticantes de airsoft, posam para foto (Foto: André Bittar)Integrantes do Grotam, um grupo de praticantes de airsoft, posam para foto (Foto: André Bittar)

Mas o evento não chama atenção só dos pequenos não, o casal Maria Lopes Sandes, 42, e Edson Monteiro, 46, também se encantou com o diferencial de domingo. “É muito bom sair um pouco, distrair né. Eu estou gostando das atividades”, disse a pedagoga.

“É bom também pra gente conhecer um pouco dos militares. Eu estou gostando bastante, deu até vontade de servir”, afirmou Edson, sorrindo.

Estudantes oferecem teste de glicemia e aferição de pressão de graça
Estudantes de enfermagem da Uniderp vão oferecer neste domingo (27) no CMO (Complexo do Comando Militar do Oeste) de forma gratuita testes de glicemi...
Aeroporto Internacional opera sem restrições nesta manhã de quarta-feira
O Aeroporto Internacional de Campo Grande funciona normalmente nesta manhã de quarta-feira (20). Conforme o site da Infraero (Empresa Brasileira de I...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions